XLM ou Stellar Lumens é uma criptomoeda que funciona como token da rede Stellar, uma rede de pagamentos descentralizada e de código aberto. Ela utiliza a tecnologia blockchain para permitir que os usuários transfiram fundos rapidamente e com um custo muito baixo.
Desde o seu lançamento em 2014, a rede Stellar processou bilhões de transações, estabeleceu parcerias com grandes empresas e se tornou um investimento popular em criptomoedas. Aqui está uma análise detalhada de como a Stellar funciona e se é um bom investimento.
O que torna a Stellar (XLM) única?
Muitas moedas digitais oferecem transações baratas e rápidas. A vantagem da Stellar é que ela funciona com qualquer tipo de dinheiro. Você pode usar a Stellar para transferir uma representação digital do dólar americano, do euro, do Bitcoin ou qualquer outra moeda no planeta.
Embora muitos tipos de criptomoedas sejam destinados a substituir sistemas financeiros atuais, esse não é o caso da Stellar. Ela foi projetada para aprimorar os sistemas financeiros do mundo, fornecendo uma única rede onde todas as moedas podem trabalhar juntas.
Para indivíduos, existem algumas maneiras de usar a Stellar. Aplicativos da Stellar e serviços de terceiros que atuam como âncoras da rede oferecem aos usuários uma maneira fácil de transferir fundos para outra pessoa, não importa onde ela viva. Você também pode usá-la para comprar versões digitais de diferentes moedas – uma opção valiosa para pessoas em países que não têm uma moeda nacional forte e desejam usar outra moeda para suas economias.
Como uma rede de código aberto, a infraestrutura da Stellar está disponível para qualquer pessoa usar e construir. As empresas podem usá-la para desenvolver sua própria carteira de blockchain, aplicativo ou token. Elas também podem usar a rede da Stellar para pagamentos e conversão de moedas digitais em dinheiro e vice-versa. E a Stellar Development Foundation recentemente apoiou o uso da Stellar para uma gama mais ampla de usos, incluindo criação de NFTs e contratos inteligentes.
De onde veio a Stellar (XLM)
A Stellar (XLM) foi criada em 2014 pelos parceiros comerciais Jed McCaleb e Joyce Kim. McCaleb foi o fundador da exchange de criptomoedas Mt. Gox e co-fundador do protocolo de pagamento Ripple, do qual saiu devido a conflitos sobre o futuro do projeto.
Junto com a rede Stellarn, a equipe também lançou a Stellar Development Foundation. O CEO da Stripe, Patrick Collision, colaborou na corporação sem fins lucrativos, e a Stripe forneceu US$ 3 milhões para a Stellar em troca de 2% do lançamento inicial (2 bilhões de XLM).
A Stellar Development Foundation é a organização por trás da Stellar. Ela apoia as comunidades técnicas e empresariais da rede, mantém a base de código e divulga relatórios regulares sobre a rede Stellar.
Como a Stellar (XLM) funciona
A Stellar (XLM) tem um livro-razão (ledger) que ela usa para rastrear a propriedade de todas as contas e tokens em sua rede. Ela mantém o livro-razão e processa transações com seu próprio algoritmo exclusivo, o Protocolo de Consenso Stellar.
O livro-razão da Stellar armazena os saldos e operações de todas as contas (o que elas desejam fazer com seus fundos). Por exemplo, uma conta pode ter um saldo de 1.000 XLM e 100 tokens de dólar americano e uma operação pendente para enviar 100 XLM para outra conta.
Todos os saldos e operações são transmitidos para toda a rede a cada cinco segundos. As transações são validadas por computadores que executam o software Stellar central, chamados de nós. Para cada transação pendente, os nós verificam se o valor correto é transferido.
Existem nós em todo o mundo, e qualquer pessoa pode fazer de seu computador um nó instalando o software Stellar. Seu computador então se tornará parte do processo de consenso.
Com o sistema que estabeleceu, a Stellar é capaz de processar transações em cinco segundos. A taxa de transação é de 0,00001 XLM – uma pequena fração de um centavo nospreços atuais. (A taxa pode aumentar quando a atividade da rede estiver alta, mas ainda será bastante barata.)
Parcerias
O ecossistema da Stellar inclui um grande número de projetos e parcerias. Duas das parcerias mais importantes são com a IBM e a MoneyGram International.
Em 2019, a IBM escolheu construir seu sistema global de pagamentos World Wire na rede Stellar. O World Wire usa moedas digitais para melhorar o processo de pagamentos transfronteiriços. Ele permite que as transações sejam processadas a uma fração do custo e tempo que levariam com a banca tradicional.
Em 2021, a MoneyGram anunciou uma parceria com a Stellar Development Foundation. A parceria integrou a rede da MoneyGram com a Stellar (XLM) para permitir que os consumidores convertam o USD Coin (USDC) em dinheiro e vice-versa. O USDC é uma stablecoin que segue o dólar americano.
A Stellar também possui vários programas de concessão que ela usa para financiar projetos. O Stellar Community Fund (SCF) permite que a comunidade Stellar vote em projetos que receberão financiamento. Ele está aberto a qualquer projeto que deseje se inscrever. Aqui estão alguns vencedores do SCF:
- Blocknify: um serviço de assinatura de documentos notarizado pela rede Stellar.
- Free Voting Platform: um serviço de votação que usa a rede Stellar para verificar eleições.
- Litemint: uma plataforma de jogos e mercado de NFTs.
- SendIt: uma carteira que as pessoas podem usar para enviar e receber pagamentos por e-mail.
Gerando renda passiva com a Stellar
É possível gerar renda passiva com a Stellar por meio do produto Ultra Stellar. A Ultra Stellar é construída na rede Stellar e emite os seguintes tokens que geram rendimento:
- yXLM
- yUSDC
- yBTC
- yETH
Cada token que gera rendimento é garantido 1 para 1 pelo token correspondente. Por exemplo, 1 yXLM é garantido por XLM.
A Ultra Stellar permite que você troque seus tokens regulares por tokens que geram rendimento e ganhe juros sobre eles. Se você tiver XLM, pode trocá-lo por yXLM e começar a receber pagamentos diários de juros. Se você quiser voltar e converter seu yXLM em XLM, pode fazê-lo a qualquer momento.
A cripto XLM é um bom investimento?
A Stellar é frequentemente considerada uma criptomoeda de investimento subestimada. Ela demonstra usabilidade no mundo real e estabeleceu algumas excelentes parcerias. A rede da Stellar está crescendo, com o número de pagamentos ano a ano aumentando em 378% de 2020 a 2021.
Como outras criptomoedas, a Stellar é volátil, e não há garantia de que será um sucesso a longo prazo. Uma preocupação potencial é que a Stellar tem usos semelhantes ao protocolo de pagamento Ripple, mas a criptomoeda nativa da Ripple, XRP, tem uma capitalização de mercado muito maior.
Em última análise, a decisão de investir na Stellar depende do que você pensa sobre seu futuro como rede de pagamentos e da equipe por trás dela. Se você acredita que a tecnologia blockchain é o futuro dos pagamentos transfronteiriços, a Stellar pode ser uma boa escolha.
XLM: Onde e como comprar Stellar Lumens?
Sendo uma das mais antigas e tradicionais criptomoedas, a XLM pode ser encontrada em praticamente todas as exchanges, sendo as principais a Binance, Coinbase e Mercado Bitcoin. Na Binance é possível comprar XLM com reais, fazendo depósito via pix com muita rapidez e segurança.