10 dicas para proteger seus Bitcoins e Altcoins

Segurança Bitcoin

A segurança de nossos bitcoins e nossas criptomoedas são de nossa responsabilidade. Conheça 10 dicas importantes para protege-los.

1. Não perca sua Private Key (Chave Privada)

Isto pode incluir também as frases-senha presentes em algumas carteiras. Caso perca sua Private Key, você perderá totalmente o acesso às suas criptomoedas. Guarde sempre suas Keys em lugares seguros e de preferência em mais de um lugar (com redundância).


2. Encripte as senhas e informações importantes que você guarda no seu PC

Vírus como key-loggers, malware e outros ataques podem roubar suas senhas ou informações importantes. Uma solução é encriptar todos arquivos que possuem informações sigilosas.


3. Evite manter suas criptomoedas em uma exchange

Exchanges são frequentemente vítimas de hackers, principalmente as menos populares. Considere comprar uma Carteira Física (Hardware Wallet) como a Ledger para guardar suas criptomoedas.


5. Utilize autenticação de 2 fatores (2FA)

Ter apenas usuário e senha protegendo suas contas gera uma grande vulnerabilidade. Com a 2FA, além de inserir usuário e senha, você precisa inserir um código que é enviado para o seu smartphone, isso cria uma nova camada de segurança para suas contas online. Ative a autenticação de 2 fatores em redes sociais, e-mails, exchanges, e etc.


4. Utilize senhas fortes

Utilize senhas fortes com uma grande quantidade de caracteres. Considere também utilizar um gerenciador de senhas como 1Password ou LastPass.


6. Não caia em golpes

Não clique em links suspeitos, não envie suas senhas e/ou informações confidenciais para ninguém, suspeite de todos e-mails que envolvem informações críticas. Esteja sempre alerta.


7. Não compartilhe suas chaves API

Chaves API são comuns em exchange de criptomoedas, elas oferecem muitas facilidades para quem trabalha com robôs de compras, etc. Nunca compartilhe sua chave API com ninguém, ela pode ter total controle sobre sua conta.


8. Tenha cuidado com downloads

Vírus podem roubar suas Private Keys ou manipular endereços na hora que você for transferir suas criptomoedas. Tome cuidado com tudo que você baixa e tenha um antivírus atualizado.


9. Cuidado com plugins (extensões) de navegadores

Os plugins dos navegadores podem roubar suas informações e monitorar tudo que você faz. Baixe apenas plugins totalmente confiáveis.


10. Considere um dispositivo para Criptomoedas

Além de uma hardware wallet, recomendamos que você tenha um dispositivo exclusivo apenas para realizar operações com criptomoedas, pode ser um notebook, um smartphone, ou outros.

Deixe um comentário