XRP é uma criptomoeda feita para bancos e provedores de pagamento, é a criptomoeda utilizada pela Ripple em alguns de seus serviços. O objetivo do XRP é servir como uma moeda intermediária para transações internacionais, resolvendo problemas de liquidez.
De forma didática, uma instituição brasileira (REAIS) que quisesse transferir valor para uma instituição japonesa (IENES), trocaria reais por XRPs, enviaria os XRPs para a instituição japonesa, e a instituição japonesa trocaria o XRPs por ienes.
Atualmente o XRP é a terceira maior criptomoeda do mundo. Existem no total 99.991.387.607 unidades de XRP e ele não pode ser minerado. Além disso, acada transação feita, 0.00001 XRP é deletado.
Ripple ou XRP?
Por muito tempo o XRP foi chamado de Ripple, porém é importante termos em mente que Ripple é na verdade a empresa que desenvolve tecnologias para transações financeiras e XRP é a criptomoeda que a empresa utiliza em alguns de seus serviços.
No ano de 2018 a Ripple se esforçou muito para se desvincular do XRP. A Ripple alega que não criou o XRP, e que ele existe de forma independente da empresa. Isso se dá devido ao receio que a empresa tem de receber uma punição do SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) por vender uma security sem ter uma licença.
O XRP não é outra criptomoeda tentando copiar o Bitcoin ou o Ethereum. Ele tem velocidades de transação muito rápidas, liquidando pagamentos em questão de 3,5 segundos ou menos. A tecnologia do XRP pode ser adotada pelos bancos para substituir a tecnologia atual por alternativas baseadas em blockchain.
Além disso, ele não é uma blockchain tradicional. Embora utilize um algoritmo de consenso semelhante, conhecido como Ripple Protocol Consensus Algorithm (RPCA). Os nós distribuídos usam esse consenso para evitar gastos duplos e outras fraudes.
RippleNET resolve problemas das FinTechs
A Internet nos fez acostumar com mensagens instantâneas, informações rápidas e tudo mais. Porém, instituições financeiras ainda vivem no século passado. Transferências entre duas instituições financeiras demoram pelo menos de 3 a 5 dias para serem realizadas. Esse processo arcaico e lento tem um custo de aproximadamente US$ 1,6 trilhões ao ano, de acordo com a World Trade Organization.
A tecnologia da RippleNet reduz esse tempo de processamento para 3,5 segundos. Até agora, a rede tem sido capaz de exceder 1.500 TPS (transações por segundo). E com atualizações do protocolo a Ripple poderia competir com as velocidades da rede VISA, atingindo aproximadamente 50.000 TPS.
Em vez de uma blockchain comum, que utiliza um modelo descentralizado para validar cada transação, a RippleNet utiliza um HashTree para resumir os dados e validar os nós do servidor. Se o consenso não for alcançado, o problema é identificado e analisado muito mais facilmente do que na blockchain.
Isso faz da RippleNet uma plataforma atraente para qualquer empresa que realize transferências de valor. A RippleNet fez parceria com mais de 100 bancos ao redor do mundo para testar sua plataforma RippleNet e XRP. Entre eles: MoneyGram, American Express, SBI, Santander e BBVA.
Entretanto, a utilização da RippleNET não é atrelada ao uso da criptomoeda. A RippleNET pode ser utilizada por instituições financeiras para acelerar a troca de informações sem o uso da criptomoeda. Porém, com o uso do XRP, essas instituições também teriam acesso a uma grande liquidez para transferências internacionais. No momento nenhuma grande instituição está utilizando o XRP de forma massiva. Caso isso venha a acontecer o seu preço poderia disparar.
Onde comprar XRP?
Por ser uma das maiores criptomoedas, você consegue encontra-lo em várias corretoras nacionais e internacionais. As principais corretoras para comprar XRP no Brasil são: Mercado Bitcoin e Braziliex. Além disso, também é possível comprar e negociar a cripto em diversas corretoras internacionais.
Carteiras para XRP
As carteiras de XRP são um pouco diferentes da maioria, elas precisam ser ativadas. Para ativar uma carteira você deve depositar pelo menos 20 XRPs.
Sendo assim, essas 20 unidades ficam presas nesta carteira. Exemplo: Se você transferir 100 XRPs para sua carteira você só poderá retirar 80 depois. A única forma de evitar isso é mantendo os XRPs em alguma corretora.
Abaixo vamos citar algumas das carteiras mais populares para XRP.
Carteiras para PC: Exodus, Coinomi, Toast Wallet
Carteiras físicas (Hardware Wallet): Ledger Nano, Trezor
Carteiras Android/IOS: Trust Wallet, Coinomi, Toast Wallet
Carteira Paper Wallet: Bithomp Paper Wallet