Worldcoin, um projeto de criptomoeda criado pelo milionário do Vale do Silício Sam Altman, distribuirá suas moedas para quem escanear os olhos. O escaneamento é feito através de um dispositivo criado pelo projeto, que já recebeu mais de 25 milhões de dólares em investimentos.
Polêmico, Worldcoin quer popularizar as criptomoedas
Muito polêmico, o projeto Worldcoin diz que quer impulsionar a popularização do uso das criptomoedas, e tem o objetivo de atingir 2 bilhões de usuários até 2023. A iniciativa quer atingir esse objetivo distribuindo worldcoins para o máximo de pessoas.
Entretanto, distribuir qualquer coisa na internet pode ser um pouco complicado. Afinal, as pessoas podem burlar o sistema de distribuição, se cadastrando mais de uma vez para ganharem mais moedas. A forma de evitar esse problema é a grande polêmica do projeto.
A solução da Worldcoin para o múltiplo cadastramento se dá através do escaneamento da íris dos olhos das pessoas. Esse escaneamento é feito através de um dispositivo criado pelo projeto chamado Orb, que será distribuído globalmente.
Basicamente o projeto Worldcoin vai funcionar assim:
- Os Orbs de escaneamento são produzidos e distribuídos globalmente para parceiros;
- Os parceiros espalhados pelo mundo realizam o escaneamento da íris das pessoas;
- As pessoas recebem sua cota de worldcoin.
Segundo o projeto, as imagens do escaneamento em si serão deletadas, será armazenado apenas um hash das imagens. Além disso, a iniciativa diz que não haverá nenhuma ligação entre as carteiras das pessoas e o hash armazenado.
Recentemente, a Worldcoin anunciou que recebeu US$ 25 milhões em investimentos da Coinbase Ventures, Andreessen Horowitz, Digital Currency Group e de diversos investidores-anjo como o bilionário CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, e do cofundador do Linkedin, Reid Hoffman. A companhia Worldcoin é avaliada atualmente em 1 bilhão de dólares.
Atualmente já existem testes do dispositivo Orb acontecendo em países como Chile, Kenya, Indonesia e outros.
Nestes testes, pessoas já estão esperando horas para receber sua cota de worldcoins (que ainda não podem ser negociadas). Um dispositivo Orb consegue escanear o olho de 700 pessoas por semana. O projeto é ambicioso e quer produzir mais de 50.000 dispositivos por ano e atingir mais de 1 bilhão de pessoas até 2023.
Min avisa quando for lança a moeda.