Worldcoin – Projeto distribui criptomoedas em troca do escaneamento dos olhos

Worldcoin, um projeto de criptomoeda criado pelo milionário do Vale do Silício Sam Altman, distribuirá suas moedas para quem escanear os olhos. O escaneamento é feito através de um dispositivo criado pelo projeto, que já recebeu mais de 25 milhões de dólares em investimentos.

Worldcoin - Projeto distribui criptomoedas em troca do escaneamento dos olhos

Polêmico, Worldcoin quer popularizar as criptomoedas

Muito polêmico, o projeto Worldcoin diz que quer impulsionar a popularização do uso das criptomoedas, e tem o objetivo de atingir 2 bilhões de usuários até 2023. A iniciativa quer atingir esse objetivo distribuindo worldcoins para o máximo de pessoas.

Entretanto, distribuir qualquer coisa na internet pode ser um pouco complicado. Afinal, as pessoas podem burlar o sistema de distribuição, se cadastrando mais de uma vez para ganharem mais moedas. A forma de evitar esse problema é a grande polêmica do projeto.

A solução da Worldcoin para o múltiplo cadastramento se dá através do escaneamento da íris dos olhos das pessoas. Esse escaneamento é feito através de um dispositivo criado pelo projeto chamado Orb, que será distribuído globalmente.

Basicamente o projeto Worldcoin vai funcionar assim:

  1. Os Orbs de escaneamento são produzidos e distribuídos globalmente para parceiros;
  2. Os parceiros espalhados pelo mundo realizam o escaneamento da íris das pessoas;
  3. As pessoas recebem sua cota de worldcoin.

Segundo o projeto, as imagens do escaneamento em si serão deletadas, será armazenado apenas um hash das imagens. Além disso, a iniciativa diz que não haverá nenhuma ligação entre as carteiras das pessoas e o hash armazenado.

Recentemente, a Worldcoin anunciou que recebeu US$ 25 milhões em investimentos da Coinbase Ventures, Andreessen Horowitz, Digital Currency Group e de diversos investidores-anjo como o bilionário CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, e do cofundador do Linkedin, Reid Hoffman. A companhia Worldcoin é avaliada atualmente em 1 bilhão de dólares.

Atualmente já existem testes do dispositivo Orb acontecendo em países como Chile, Kenya, Indonesia e outros.

Testes do dispositivo Orb da Worldcoin no Keyna
Testes do dispositivo Orb da Worldcoin no Keyna

Nestes testes, pessoas já estão esperando horas para receber sua cota de worldcoins (que ainda não podem ser negociadas). Um dispositivo Orb consegue escanear o olho de 700 pessoas por semana. O projeto é ambicioso e quer produzir mais de 50.000 dispositivos por ano e atingir mais de 1 bilhão de pessoas até 2023.

1 comentário em “Worldcoin – Projeto distribui criptomoedas em troca do escaneamento dos olhos”

Deixe um comentário