O presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma dura crítica ao bitcoin e às criptomoedas no Twitter.
Nem mesmo a Libra, a ainda não-lançada criptomoeda do Facebook escapou de Trump. A declaração repercutiu na Internet e diversas personalidades e empresas retrucaram Trump em seu próprio post.
Leia o post de Donald Trump no Twitter traduzido:
Eu não sou um fã do Bitcoin e de outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e lastreado em nada. As criptomoedas não regulamentadas podem facilitar atos ilegais, incluindo o comércio de drogas e outras atividades ilegais.
Ele continuou:
Da mesma forma, a “criptomoeda” do Facebook, a Libra, terá pouca credibilidade ou confiabilidade. Se o Facebook e outras empresas querem se tornar um banco, elas devem buscar uma nova “Banking Charter” e se sujeitar a todos os regulamentos bancários, assim como qualquer banco, tanto nacionais como internacionais. Temos apenas uma moeda real nos EUA, que está mais forte do que nunca, que é confiável e segura. É de longe a moeda mais dominante do mundo e continuará a ser sempre assim. É chamada de Dólar dos Estados Unidos!
Declaração de Trump gera repercussão
Donald Trump tem a fama de ser polêmico e sempre gerar alvoroço em torno de suas declarações. Desta vez não foi diferente, por se tratar de uma critica ao bitcoin a repercussão no mundo das criptomoedas foi obviamente negativa. Dezenas de pessoas influentes e empresas responderam ao presidente. Selecionamos algumas das respostas mais repercutidas.
O site Bitcoin Magazine retrucou:
Dinheiro não rastreável e físico é a melhor ferramenta para facilitar o comércio de drogas e atividades ilegais, e não um registro público que registra o histórico de todas as transações já feitas.
Justin Sun, criador da criptomoeda TRON respondeu:
Sr. Presidente, você foi enganado por notícias falsas. #Bitcoin & #Blockchain são a melhor oportunidade para os EUA! Eu adoraria convidá-lo para almoçar com líderes de criptomoedas junto com Warren Buffett no dia 25 de julho. Eu te garanto que depois deste almoço, ninguém vai saber mais sobre criptomoedas do que você!
Anthony Pompliano, fundador do Morgan Creek Digital contra-argumentou o seguinte:
Seu argumento é de que o Bitcoin é baseado em ar, mas o argumento do Bitcoin é que ele é baseado em matemática, em quem nós devemos acreditar? Perguntando como um amigo 🙂
Brian Armstron, fundador e CEO da Coinbase tomou a critica de Trump como um avanço para as criptomoedas:
Missão cumprida! Eu sonhava com um presidente americano que precisasse responder ao crescente uso de criptomoedas há anos. “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois lutam contra você, e então você ganha”. Acabamos de chegar ao terceiro passo.