A criptomoeda SUSHI é o token oficial da SushiSwap, uma exchange (corretora) descentralizada baseada na blockchain Ethereum. Na SushiSwap é possível fazer swap (comprar e vender) de criptomoedas, fazer staking e emprestar e tomar emprestado criptomoedas de forma alavancada.
Conhecendo melhor a DEX SushiSwap (SUSHI)
A SushiSwap é uma exchange descentralizada (DEX) que surgiu em 2020 como um fork (cópia) da Uniswap, a maior exchange descentralizada da rede Ethereum.
Diferente de corretoras centralizadas como a Binance e a Coinbase, na SushiSwap (SUSHI) não há necessidade de cadastro, o usuário faz login com sua carteira (ex.: MetaMask). Também não há custódia por parte da corretora, as criptomoedas ficam sempre na carteira do usuário e as transações são executadas pelos smart contracts.
Mas então como são feitos os trades das criptomoedas?
O principal produto de uma DEX é o swap de criptomoedas, uma ferramenta que é utilizada para trocar um token por outro. Essa ferramenta é conhecida como Automated Market Maker (AMM).
Em corretoras centralizadas há liquidez por meio de um livro de ordens onde um usuário executa a ordem de outro. Ou seja, há sempre a necessidade de haver um comprador e um vendedor executando uma ordem
Nas descentralizadas como a SushiSwap todos os trades feitos utilizam as criptomoedas que estão em uma liquidity pool.
E de onde vem as criptomoedas depositadas nessa liquidity pool? Vem de outros usuários da exchange que optam por depositar suas criptomoedas na pool para receber recompensas de taxas de transação dos swaps feitos na SushiSwap (SUSHI).
O preço de cada criptomoeda fica por conta de um algoritmo que ajusta o preço automaticamente baseado na oferta e demanda por meio de uma equação matemática.
Outros produtos da SushiSwap
Além do AMM, onde é possível fazer o swap de tokens, a SushiSwap também tem outros produtos DeFi como o staking, participação em pools de liquidez e o lending & borrowing (empréstimos). Tudo isso também é feito de forma descentralizada e gerenciado por smart contracts.
Borrowing permite que usuários tomem algum token emprestado deixando algum outro token como garantia. É permitido pegar emprestado até 75% do valor da garantia.
Lending permite que usuários emprestem seus tokens em troca de rendimento.
Staking permite que usuários bloqueiem seus tokens SUSHI para receberem o xSUSHI e passem a participar da governança da SushiSwap, além de receber rendimento de 0,05% das taxas de transação da DEX.
Liquidity Pool permite que usuários participem de uma pool de liquidez com dois tokens (ex.: ETH-SUSHI) para receberem 0,25% de todas as transações realizadas entre os tokens ETH e SUSHI.
Qual a utilidade da criptomoeda SUSHI?
A coin SUSHI é o token de governança da SushiSwap. Através do staking da crypto SUSHI, usuários recebem o token xSUSHI.
Os detentores do xSUSHI podem participar da governança do ecossistema da SushiSwap através do voto em propostas da comunidade.
Além disso, os detentores do xSUSHI recebem 0,05% das taxas de transação da SushiSwap.
Quem está por trás do projeto da SushiSwap?
A SushiSwap (SUSHI) foi fundada pelo pseudônimo conhecido apenas como Chef Nomi. Pouco se sabe sobre Chef Nomi até hoje.
O projeto tem dois outros co-fundadores pseudônimos, “Sushiswap” e “0xMaki”, também conhecido como apenas Maki. Eles cuidam da programação, desenvolvimento de produtos e operações comerciais da SushiSwap (SUSHI).
Mais recentemente, a propriedade de fato do SushiSwap foi passada para Sam Bankman-Fried, CEO da exchange FTX e da Alameda Research.
Bankman-Fried é extremamente famoso no meio das criptomoedas, aparecendo regularmente em entrevistas à jornais e TV.
Criptomoeda SUSHI, vale a pena?
A SushiSwap (SUSHI) foi uma das primeiras exchanges descentralizadas a se popularizarem em 2020, o ano que o DeFi se tornou uma realidade. Com a ligação recente com o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried a exchange ganha ainda mais credibilidade.
Um fato que impede muito o crescimento da coin SUSHI no momento é o fato da SushiSwap ter muita popularidade apenas na rede Ethereum. A Ethereum atualmente tem taxas impraticáveis para muitos, principalmente para a realidade brasileira. Atualmente um trade ou outras ações feitas na exchange tem taxas de mais de US$ 100, chegando tranquilamente a US$ 300 em alguns dias.
Com a intenção de expandir para redes mais baratas, a SushiSwap também está em diversas outras redes como Binance Smart Chain, Polygon, Fantom e diversas outras. Mas sua popularidade nessas outras redes ainda é baixa.
Pode-se dizer que a crypto SUSHI é para o investidor mais arrojado, que está disposto a correr mais risco, e que acredita no futuro das finanças descentralizadas (DeFi e na condução da equipe do projeto SushiSwap.
Onde comprar a criptomoeda SUSHI da SushiSwap?
A coin SUSHI pode ser comprada em diversas exchanges internacionais como Binance, FTX e Gate.io. Para brasileiros a melhor opção pode ser a Binance, afinal a corretora aceita depósitos em reais por PIX, cartões de crédito e transações P2P.
Siga o Criptomoedas Hoje nas redes sociais: