Solana (SOL) – Conheça a criptomoeda

Solana (SOL) - Conheça a criptomoeda

Solana é uma rede blockchain ultra rápida e de baixo custo que utiliza a criptomoeda SOL como token da rede. Rápida, segura e resistente a censura, os desenvolvedores da Solana dizem que ela é a plataforma ideal para aplicativos descentralizados que necessitam de escalabilidade. Criada em 2017 e lançada em 2020, o projeto é um dos grandes candidatos a bater de frente com o Ethereum.

Qual o diferencial do projeto da Solana?

A principal blockchain com suporte a contratos inteligentes e criação de aplicativos descentralizados é a Ethereum, uma blockchain relativamente antiga, de 2ª geração, e que ainda utiliza o lento algoritmo Proof-of-Work. Embora seja a maior e a mais usada, a Ethereum enfrenta sérios problemas de escalabilidade. As transações na rede são caras e lentas, e parece que isso não será solucionado tão cedo.

A Solana é tida como uma blockchain de 3ª geração e segundo os desenvolvedores é capaz de processar até 50.000 transações por segundo, enquanto a Ethereum processa até 15 por segundo. Tal performance é alcançada graças a novas tecnologias e diversas otimizações da rede. Dessas inovações, oito podem ser destacadas como principais diferenciais:

  • Proof-of-History (PoH): O PoH anexa registros do histórico de transações da blockchain para provar que essas transações realmente ocorreram.
  • Tower BFT: Derivado do Practical Byzantine Fault Tolerance (PBFT), o Tower BFT usa o PoH para reduzir a sobrecarga e latência da comunicação da rede;
  • Turbine: Uma solução para melhorar a performance da comunicação entre validadores da rede;
  • Gulf Stream: Um gerenciador de mempool que resolve problemas de congestionamento da rede em caso de muitas transações;
  • Sealevel: Uma solução que permite o processamento de dezenas de milhares de smart contracts em paralelo;
  • Pipelining: Permite a validar e transmitir rapidamente grandes blocos de transações;
  • Cloudbreak: Uma solução para otimizar a utilização do hardware de validadores da rede;
  • Archivers: Uma solução para o armazenamento das grandes quantidades de dados que são gerados pela rede.

Para que serve a criptomoeda SOL?

SOL é a criptomoeda da blockchain Solana. Atualmente existem 260 milhões de SOLs em circulação e uma suprimento máximo de 494 milhões. A cripto funciona como um token na rede e serve para pagamento de taxas e incentivo para validadores manterem a segurança e a performance da blockchain através do Proof-of-Staking. Os validadores da rede são escolhidos baseado na quantidade de SOL que eles mantém em staking e recebem recompensas por colaborar com a rede.

Fundação

A Solana foi fundada em 2017 por dois ex-funcionários da Qualcomm, Anatoly Yakovenko e Greg Fitzgerald. Depois da fundação da Solana, diversos ex-colegas da Qualcomm foram atraídos e também entraram no projeto. A blockchain e a criptomoeda SOL foram lançadas em 2020.

Como comprar a criptomoeda Solana (SOL)?

A cripto pode ser encontrada em divesas exchanges internacionais como FTX, Binance, Huobi, Bitifinex e outras. A Binance é a melhor opção para comprar Solana (SOL) com reais, a corretora aceita depósito bancário, cartões de créditos e P2P. Na FTX também é possível fazer depósitos com reais.

Siga o Twitter do Criptomoedas Hoje e fique sempre informado!

Deixe um comentário