O presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA, Gary Gensler, disse que será “muito ativo” em colocar o mercado de criptomoedas sob uma estrutura de proteção ao investidor, uma vez que a administração Biden vem aumentando o rigor com as criptomoedas.
Os comentários de Gensler, na terça-feira, em uma conferência organizada pela Securities Industry and Financial Markets Association, vieram um dia depois que um painel liderado pelo Departamento do Tesouro americano emitiu um relatório sobre as stablecoins, que são criptomoedas atreladas a ativos como o dólar americano. O relatório pede ao Congresso que imponha uma nova estrutura regulatória em torno das stablecoins e que limite a emissão de tais ativos digitais aos bancos.
As stablecoins são emitidas por empresas como a Tether Ltd. e a Circle Internet Financial Inc. e são projetadas para combinar a capacidade de negociação rápida das criptomoedas com a estabilidade das moedas fiduciárias, como o dólar. Mas o painel disse que as stablecoins poderiam alimentar a instabilidade se os usuários viessem a duvidar do valor dos ativos subjacentes que mantêm seus preços estáveis, entre outros riscos.
Na conferência, Gensler comparou a tecnologia das criptomoedas, que existe há cerca de 13 anos, a um adolescente, acrescentando que ele acredita que a tecnologia não chegará à “idade adulta” se não for colocada dentro de uma supervisão regulatória mais ampla para questões como o combate à lavagem de dinheiro e a conformidade fiscal.
“Há muita propaganda. Há muitos investidores, por um lado, alcançando rendimentos, que esperam ter um futuro um pouco melhor, mas estas plataformas agora, em geral, não entraram nem na [Commodity Futures Trading Commission] nem na SEC para estar dentro de uma estrutura de proteção ao investidor”, disse o Sr. Gensler.
Muitos tokens do mercado de criptomoedas morreram e muitas das existentes estão arrecadando dinheiro do público, apresentando riscos como fraude e manipulação, acrescentou Gensler.
As stablecoins detêm cerca de 5% do valor do mercado das criptomoedas, mas representam 75% ou 80% do volume de transações criptográficas, disse Gensler. Ele sugeriu que os membros do grupo de comércio de valores mobiliários trabalhem com seus advogados e contadores para garantir a proteção do consumidor, em vez de simplesmente buscar a aprovação dos reguladores do banco e do mercado.
Fonte: WSJ