O CHZ é o token da blockchain Chiliz, que faz parte da plataforma Socios.com. Essa plataforma permite que pessoas tenham direito de voto em diversos clubes de futebol, de e-sports e outros esportes. Clubes como PSG, Barcelona e Milan fazem parte da Chiliz e já tem seus próprios ‘fan tokens‘ emitidos.
Conhecendo mais a fundo a Chiliz e a Socios.com
A ideia da plataforma Socios.com surgiu em 2016, seus fundadores são Alexandre Dreyfus, Emma Diskin e Max Rabinovitch. Em 2018 eles chegaram a uma conclusão de como deveria ser o ecossistema da plataforma, e aí começou o trabalho duro. Conseguiram levantar 66 milhões de dólares e começaram a construir o primeiro aplicativo de interação e recompensas entre fãs e clubes.
Em outubro de 2018, 8.8 bilhões de tokens CHZ foram gerados. Depois de uma distribuição para antigos investidores, os tokens foram publicamente listados nas exchanges Binance, BitMax e KuCoin. O app Socios.com e todo seu ecossistema foi lançado em dezembro de 2019; a Juventus, um dos maiores clubes do futebol mundial, foi o primeiro a produzir seu fan token (JUV).
Hoje já são dezenas de parcerias com os maiores clubes e organizações esportivas do mundo: Formula 1, UFC, Barcelona, Milan, Juventus, PSG, Atlético de Madrid, Galatasaray, Roma, Natus Vincere, OG esports, Team Heretics, Team Alliance, Apollon Limassol, Trabzonspor, BSC Young Boys, Sint-Truidense V.V., PFL, Novara Calcio, İstanbul Başakşehir e Universidad de Chile.
Para que realmente servem os fan tokens da Chiliz?
A finalidade do fan token é definida por cada clube. Uma das votações que os detentores do token do Milan ($ACM) poderão participar será para escolher o tipo de personalização que será feita nos vestiários do time.
Um pouco mais interessante, a equipe de futebol Apollon Limassol permitiu que os holders do seu token definissem os 11 titulares de um amistoso.
Além disso também há diversos sorteios de produtos e experiências que os detentores dos fan tokens podem participar.
Onde comprar CHZ (Chiliz)
Por ser uma das maiores criptomoedas e um dos projetos mais confiáveis, você consegue encontra-la em várias corretoras nacionais e internacionais. A principal exchange para se comprar CHZ no Brasil com reais é a Mercado Bitcoin.
Além disso, também é possível comprar e negociar Chiliz em diversas corretoras internacionais como Binance, Kucoin, Uniswap, entre outras.
Carteiras CHZ (Chiliz)
Por ser um token da rede Ethereum, você pode utilizar qualquer wallet que suporte o padrão ERC-20. As wallets recomendadas pelo próprio site da Chilliz são a ZenGO e a Trust Wallet. Há também a possibilidade de armazenar suas CHZ em hardware wallets como Trezor e Ledger Nano S.