NuCypher (NU) – Criptomoeda – O que é? Conheça o projeto

NuCypher (NU) é um protocolo que funciona como uma camada de proteção e criptografia de dados para blockchains como a Ethereum. O protocolo NuCypher (NU) tem como objetivo armazenar, compartilhar e gerenciar dados privados em blockchains públicas.

NuCypher (NU) - Criptomoeda - O que é? Conheça o projeto

O que é NuCypher (NU)?

A NuCypher (NU) é uma camada de encriptação de dados e proteção para a blockchain Ethereum (e eventualmente outras blockchains) e aplicativos descentralizados (dApps) que não depende de um servidor central. O protocolo, também chamado pelos desenvolvedores de “sistema de gerenciamento de chaves descentralizado” (KMS), tem como objetivo permitir que desenvolvedores armazenem, compartilhem e gerenciem dados privados em blockchains públicas. Os desenvolvedores tem acesso a esse serviço por meio dos nodes da NuCypher, sendo cobrada uma taxa em ETH.

A NuCypher (NU) utiliza o sistema Proxy Re-Encryption (PRE) para permitir que usuários compartilhem e armazenem com segurança dados privados em blockchains. PRE é um tipo de chave pública de encriptação que permite que um proxy transfira dados criptografados de uma chave pública para outra sem revelar nenhuma informação sensível ao proxy.

Esse método oferece um grande benefício comparado ao tradicional sistema PKE, onde cada participante deve descriptografar os dados, revelando as chaves privadas e os dados, antes da reencriptação e transferência para o próximo destino. O sistema PRE também dá controle total aos donos dos dados sobre qual endereços públicos terão acesso a informação criptografada.

Internamente, a NuCypher (NU) aumenta o limite do sistema PRE chamado Umbral para prover “controle de acesso criptográfico”. O processo de reencriptação do Umbral é dividido em 4 partes:

  • Permissão: Um usuário ou desenvolvedor permite acesso a um dado criptografado em um endereço criando uma regra e compartilhando-o com a rede NuCypher. Os nodes da NuCypher recebem as regras com a chave de reencriptação.
  • Encriptação: Essas regras também contem a chave de encriptação. Qualquer participante da rede pode criptografar os dados como se fosse o próprio dono e fazer upload para uma camada de armazenamento.
  • Recolhimento: O destinatário original pode então fazer o download dos dados.
  • Reencriptação: Para descriptografar os dados, o destinatário precisa enviar um pedido aos nodes da rede. Se aprovado, os nodes irão reencriptar os dados para a chave pública do destinatário, que poderá descriptografar os dados com sua chave privada. Os nodes da NuCypher cobram uma taxa pelo serviço.

Qual a utilidade da coin/token NU?

NU é uma criptomoeda que funciona como token da rede NuCypher. O token NU dá o direito aos seus detentores de possuírem um node da rede Nu. Os participantes precisam se comprometer a deixar seus nodes online e acessíveis para usuários e também precisam fazer staking de uma quantidade suficiente da criptomoeda NU. Assim que um node fica online ele começa a fornecer os serviços de reencriptação e a receber taxas por isso.

Quem fundou o projeto NuCypher?

O projeto NuCypher foi co-fundado por Mikhail Egorov (fundador da Curve) e MacLane Wilkison. O whitepaper da NuCypher foi publicado pela primeira vez em junho de 2017, mas a testnet só foi lançado em novembro de 2018.

Egorov serviu anteriormente como o CTO da NuCypher. Ele é um pesquisador de segurança, físico e cientista do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou.

O co-fundador MacLane é engenheiro de software e o CEO da NuCypher. Antes de seu envolvimento com blockchain, trabalhou como banqueiro de investimentos na Morgan Stanley, onde prestou serviços financeiros a empresas nas áreas de tecnologia, mídia e telecomunicações.

Onde comprar a criptomoeda NU da NuCypher?

A criptomoeda NU pode ser comprada em diversas exchanges internacionais como Binance, Coinbase e Gate.io. Para brasileiros, a melhor opção para comprar a coin NU é na Binance, a corretora aceita depósitos por PIX, cartões de crédito e transações P2P.

Fontes: Messari, CoinMarketcap

Siga o Criptomoedas Hoje nas redes sociais:

Deixe um comentário