Light DeFi (LIGHT) – Criptomoeda – O que é? Conheça o projeto

Light DeFi (LIGHT) é uma criptomoeda e um projeto que visa criar usinas de energia solar no Brasil financiadas pelo próprio token LIGHT. A ideia da Light DeFi é manter a valorização da cripto através de mecanismos de deflação e recompensar os detentores com parte dos lucros das usinas solares. O projeto foi lançado em agosto de 2021 por uma equipe de desenvolvedores brasileiros.

Light DeFi (LIGHT) - Criptomoeda - O que é? Conheça o projeto

O Projeto Light DeFi

A Light DeFi é um projeto ambicioso que visa se tornar um dos maiores produtores de energia renovável do Brasil. Para alcançar isso, a iniciativa conta com a ajuda da sua própria criptomoeda/token, que ajudará a financiar a construção das usinas solares. Este financiamento se dá através das taxas de transação da criptomoeda Light DeFi (LIGHT). Uma parte das taxas de transação serão destinadas a criação das usinas.

A primeira usina do projeto promete ter uma capacidade de gerar 240GWh hora, o suficiente para abastecer 110 mil residências populares. O local escolhido para a criação da usina até o momento é na Bahia. No momento não há nenhuma estimativa de quando a usina será construída.

Primeira usina Light Defi

Após a criação da primeira usina, 50% do lucro gerado por ela será destinado a criação de uma segunda usina, e 30% para recompra e distribuição da cripto aos holders (detentores).

Além de receber parte dos lucros das usinas solares, os detentores da Light DeFi (LIGHT) também se beneficiarão de mecanismos de distribuição e deflação da própria criptomoeda.

Os mecanismos do ecossistema Light DeFi

O projeto Light DeFi implementou diversos mecanismos de deflação, segurança e redistribuição do token diretamente no smart contract da moeda. Esses mecanismos visam promover a valorização do token.

Ecossistema Light Defi

Mecanismos de redistribuição dos tokens Light DeFi

Com a criação da usina solar, espera-se estabelecer uma produção regular de energia sustentável. Detentores da criptomoeda Light DeFi (LIGHT) receberão uma parte dos lucros da usina.

  • 50% serão reinvestidos no próprio Projeto Energia Solar, de modo a viabilizar a sua expansão e aumento da geração de energia renovável;
  • 20% serão destinados ao projeto;
  • 30% serão utilizados para a aquisição de tokens Light DeFi, que serão redistribuídos aos holders, proporcionalmente à quantidade de tokens que possuírem.

Além dos lucros da usina, 1% de todas as transações da cripto também serão distribuídas para os detentores.

Mecanismos de deflação e segurança

Queima de tokens

Parte da taxa de transação paga pelo comprador da criptomoeda Light DeFi (LIGHT) será destinada a uma carteira específica. Os tokens que forem enviados para tal carteira serão retiradas de circulação, o que promoverá gradativa redução do número de tokens em circulação no mercado. O objetivo desse mecanismo é neutralizar efeitos inflacionários.

Anti-Rug Pull

A liquidez da criptomoeda é trancada no site de custódia de segurança DxSale2. Todos os criptoativos utilizados na aquisição de tokens Light DeFi e armazenados em Pancake Swap, exceto pelos criptoativos correspondentes às Taxas de Transferência, ficarão retidos, de forma que nem mesmo a Desenvolvedora terá acesso a eles. Esse mecanismo tem o propósito de afastar eventual rug pull, ou “puxada de tapete”, por parte da Desenvolvedora. Em outras palavras, tudo o que a Desenvolvedora recebe é a Taxa de Transferência.

Anti Whale:

O smart contract impede automaticamente operações de compra ou venda em valor superior a 10% da liquidez disponível no momento da transação. Dessa forma, são evitadas compras e vendas expressivas, que seriam capazes de ocasionar grandes oscilações no valor da cripto Light DeFi.

Conversão gradual dos tokens obtidos através das taxas de transação

O smart contract não realiza conversões repentinas dos tokens que vem das taxas de transação. Esta conversão ocorrerá de maneira automatizada e em consonância com o fluxo das negociações da moeda, visando evitar conversões desproporcionais e, por consequência, grandes oscilações de valor.

Proof-Of-Stake (PoS)

As compras e vendas da cripto Light DeFi empregam o mecanismo de consensus Proof-of-Stake, que utiliza a quantidade de tokens apresentada pelos usuários como critério central para determinar qual deles será o verificador de cada transação. É um critério que prioriza os usuários que têm maior participação no ecossistema do token e evita altos gastos de energia com o processamento das transferências.

Mecanismo das taxas de transação

Inicialmente, foram gerados 10.000.000 de tokens LIGHT com uma liquidez injetada de 30 BNBs, equivalentes, naquela data, a aproximadamente US$ 9.900,00 e a € 8.400,00. Nesse primeiro momento, cada unidade da cripto foi vendida pelo valor correspondente a 0,000000108 BNB.

Todo o valor pago pelos compradores do token será convertido no próprio token. A cada transação de compra ou venda do token incidirá em uma taxa de transação de 10% do seu valor total, sendo os 90% restantes destinados à carteira do comprador. Esses 10% da taxa de transação serão destinados obrigatoriamente a:

  • 2% serão destinados ao projeto e utilizados para fazer frente às despesas relacionadas ao desenvolvimento, inclusive remuneração da equipe e marketing;
  • 1% será mantido na Pancake Swap com o objetivo de dar liquidez ao token;
  • 1% será repartido entre os holders (detentores), proporcionalmente ao número de tokens Light DeFi que eles possuírem no momento da transferência;
  • 1% será destinado à queima: processo que retirará esses tokens de circulação visando a resguardar a estabilidade da moeda;
  • 5% serão destinados ao projeto, mas obrigatoriamente alocados pelo projeto em uma carteira específica (a “Carteira da Usina”), cujos valores serão utilizados para criação da usina de energia solar.
Distribuição de taxas de transação do Light Defi

Quem criou o projeto Light Defi?

O projeto foi criado pelos brasileiros Germano Sales e Daniel Medeiros e tem uma equipe de desenvolvedores também de brasileiros.

Daniel Medeiros cuida das relações comerciais do projeto e é empresário da área do entretenimento no Mato Grosso.

Germano Sales é o atual CEO do projeto e é empresário da área elétrica e construção civil em usinas em Minas Gerais.

Os dois fizeram parte da Vira-lata Finance, mas saíram do projeto para criar a Light DeFi.

Como e onde comprar a criptomoeda Light DeFi (LIGHT)?

A criptomoeda da Light DeFi pode ser comprada na exchange descentralizada PancakeSwap ou via pix em um site que o próprio projeto indica, light.criptopix.io. Nenhuma exchange centralizada tem a moeda listada no momento.

Fonte: site oficial da Light DeFi

1 comentário em “Light DeFi (LIGHT) – Criptomoeda – O que é? Conheça o projeto”

  1. Projeto extremamente sério. Pessoas comprometidas, cumprem o que está no cronograma.
    Em pouco mais de um mês já tiveram várias conquistas como certificação Certik, listagem Coinmarketcap, tem Rocelo Lopes como Advisor, estudo de viabilidade de terreno finalizada, aceita compra via PIX – direto real em lightdefi, comunidade aumenta a cada dia e muito ativa, marketing ativo, enfim, gráfico que só sobe, enfim, é um projeto muito mas muito promissor.

    Responder

Deixe um comentário