IDEX (IDEX) – Conheça a criptomoeda e a Exchange

IDEX (IDEX) - Conheça a criptomoeda e a Exchange

IDEX é a criptomoeda oficial da IDEX Exchange, uma corretora descentralizada híbrida de criptomoedas. O objetivo do projeto IDEX é oferecer a velocidade das corretoras centralizadas e a descentralização das corretoras baseadas na blockchain. O projeto foi lançado em 2018 e reformulado em 2020.

Unindo o melhor das exchanges de cripto

Confiar criptomoedas a uma exchange centralizada provou ser um ato de insensatez no passado. Dezenas de corretoras já foram hackeadas nos últimos anos, por exemplo: Coincheck, Nicehash, Mt.Gox, Bitfinex e outras. Em boa parte desses eventos os usuários perderam seus fundos.

Com o advento do DeFi, surgiram as exchanges descentralizadas (DEX), que são uma tentativa de consertar as vulnerabilidades das centralizadas. As DEX são hospedadas em blockchains e seus smart contracts cuidam das transações de forma descentralizada, removendo a necessidade da custódia das criptomoedas.

Acontece que essa segurança tem um preço. As corretoras descentralizadas perdem e muito em velocidade e custos de transações em comparação com as centralizadas.

A Solução

A IDEX soluciona o problema da baixa performance das exchanges descentralizadas processando as transações fora e dentro da blockchain. As transações são ligadas fora da blockchain e a validação, que é o mais importante, acontece dentro da blockchain. Dessa forma as transações continuam seguras e o usuário consegue efetuar trades mantendo a custódia das suas criptomoedas.

Interface da exchange IDEX

Em resumo, é uma exchange híbrida que funciona desta forma:

  • Custódia das criptomoedas: descentralizada
  • Validação das transações: descentralizada
  • Depósitos: centralizado
  • Processamento das transações: centralizado

O resultado disso é uma melhor performance e segurança para o usuário. A IDEX consegue juntar qualidades que nenhuma outra exchange entrega.

Alta performance
Processamento de transações fora da blockchain e o livro de ordens com baixa latência e garantia de execução da transação.

Ordens de transação avançadas
As mesmas ordens encontradas em corretoras centralizadas podem ser encontradas na IDEX.

Custódia do usuário e Segurança
Os fundos dos usuários nunca se movem sem permissão. A custódia das criptomoedas é feita pelos usuários e asseguradas pelo smart contract .

Staking
Uma das principais vantagens das corretoras descentralizadas. Fazendo staking da cripto IDEX você ganha uma parte das taxas das transações feitas na exchange.

Utilidade da criptomoeda IDEX

A criptomoeda IDEX pode ser utilizada para fazer staking. Através do staking, o usuário está colaborando com a plataforma e recebe recompensas por isso. Além disso a cripto é necessária para os usuários que querem ter um node. Os nodes são divididos entre Replicators e Validators.

Para ser um Replicator são necessários 10.000 tokens IDEX, a recompensa é uma porcentagem das taxas de transações de toda plataforma. Para ser um Validator ainda não há valor mínimo indicado, além das recompensas provindas das taxas, os Validators também ganham recompensas ao impedirem usuários maliciosos na rede.

Quem fundou o projeto da IDEX?

A IDEX foi criada pela empresa panamenha Aurora Labs em 2018, quando arrecadou US$ 6.000.000 em uma oferta inicial de moedas (ICO).

Alex Wearn é o co-fundador e CEO da Aurora Labs. Alex liderou equipes de desenvolvimento de software e produtos na Amazon, Adobe, IBM e outras empresas de tecnologia líderes da indústria.

Como e onde comprar a criptomoeda IDEX?

A criptomoeda IDEX pode ser encontrada na Binance e em outras corretoras descentralizadas como a própria IDEX e a Uniswap. Para brasileiros a forma mais fácil para comprar a cripto IDEX é na Binance, a corretora aceita depósitos por pix, cartões de crédito e transações P2P.

Siga o Twitter do Criptomoedas Hoje e fique sempre informado!

Deixe um comentário