Helium (HNT) – Criptomoeda – O que é? Conheça o projeto de rede global

HNT é a criptomoeda da Helium Network, uma rede wireless peer-to-peer global criada para interagir com dispositivos IoT (Internet das Coisas). O projeto quer criar uma rede P2P global utilizando a tecnologia blockchain e já tem mais de 46.000 hotspots espalhados pelo mundo.

Helium (HNT) - Criptomoeda - O que é? Conheça o projeto de rede global

Qual objetivo da Helium (HNT)?

A Helium (HNT) é uma rede wireless (sem fio) descentralizada global construída com a tecnologia blockchain. O principal objetivo da rede Helium é transferir dados a longa distancia de dispositivos IoT (Internet das Coisas) que utilizam o protocolo LongFi da Helium.

A Helium quer melhorar a comunicação dos dispositivos wireless de Internet das Coisas (IoT). Em 2013, a infraestrutura em torno da IoT ainda estava no começo, mas os desenvolvedores do projeto Helium queriam acrescentar a descentralização à comunicação dos dispositivos.

Graças a tecnologia blockchain, a criação dessa rede global e descentralizada para dispositivos IoT pôde se tornar realidade. Utilizando o algoritmo Proof-of-Coverage, o protocolo LongFi e centenas de milhares de Hotspots, a rede Helium vem crescendo cada vez mais.

Proof of Coverage

O novo algoritmo utilizado pela Helium, o Proof-of-Coverage, verifica se os hotspots estão sendo honestos. O PoC verifica sistematicamente a localização e identifica se os hotspots estão realmente cobrindo a área que dizem estar cobrindo.

O algoritmo PoC foi criado de uma forma que permita que os nodes de uma rede cheguem ao consensus até mesmo quando a qualidade da conexão é instável.

Protocolo Helium LongFi

O protocolo LongFi é a combinação do protocolo wireless LoRaWAN com a blockchain da Helium, permitindo que qualquer dispositivo com a tecnologia LoRaWAN possa se comunicar com a rede Helium.

Como participar da rede Helium e minerar HNT?

Para participar da rede Helium e minerar a criptomoeda HNT o usuário deve adquirir aparelhos Hotspots, uma espécie de roteador sem fio. Também há a possibilidade do usuário criar seu próprio aparelho Hotspot. Cada um desses aparelhos oferecem cobertura de rede em um determinado raio, e também mineram o token nativo da rede, a criptomoeda HNT.

Já existem diversos aparelhos Hotspot à venda no mercado. No próprio site da Helium existe uma lista com diversos deles.

Hotspots Helium para minerar HNT

Qual a utilidade do token HNT na rede Helium?

A criptomoeda HNT funciona como token da rede e tem dois usos primários:

  1. O token HNT é distribuído como recompensa aos operadores de hotspots da Helium por participarem da construção e segurança da rede;
  2. O token HNT serve como base para a criação dos Data Credits (DCs), que são produzidos pela queima de tokens HNT. Estes CDs são utilizados para pagar todas as taxas de transação na rede.

Recompensas para operadores de hotspots (mineração)

As recompensas para os operadores de hotspots são conseguidas das seguintes maneiras:

  • Transferência de dados em rede: Os hotspots transferem pacotes de dados de dispositivos que utilizam a rede e são recompensados proporcionalmente por sua participação geral nos dados transferidos.
  • Comprovante de cobertura: Os hotspots validam a cobertura wireless de outros hotspots;
  • Testemunhas: Hotspots monitoram e informam o protocolo Proof-of-Coverage;
  • Grupo de Consenso: Hotspots validam as transações e geram novos blocos. A probabilidade de participar neste processo de consenso é baseada em uma pontuação de reputação que muda com base na participação no Proof-of-Coverage;
  • Desafios: Os Hotspots são escolhidos para criptografar mensagens através da Internet para um grupo alvo de Hotspots. Estes desafios são usados pelo Proof-of-Coverage para validar a cobertura wireless.

Data Credits

Os usuários da rede pagam as taxas de transação por meio de um token separado chamado Data Credits, que não podem ser trocados ou vendidos, e estão vinculados aos próprios usuários individuais. Os tokens Data Credits são gerados por meio da queima da criptomoeda HNT.

Quem está por trás do projeto Helium (HNT)?

Os três co-fundadores do projeto Helium, Amir Haleem, Shawn Fanning e Sean Carey, fundaram a empresa em 2013.

Haleem já trabalhou com eSports e desenvolvimento de jogos.

Fanning é bem conhecido por ter desenvolvido o Napster, um serviço de compartilhamento de música que foi um dos primeiros e mais famosos serviços de internet P2P (peer-to-peer) no final dos anos 90.

Carey, por sua vez, desempenhou várias funções de desenvolvimento antes da Helium, que incluía a empresa de otimização de publicidade Where, adquirida pela PayPal.

Onde e como comprar a criptomoeda HNT da Helium?

É possível comprar a criptomoeda HNT em diversas corretoras, as principais são Binance e FTX. Para brasileiros, a maneira mais prática para se comprar a moeda HNT com reais é na Binance, a corretora aceita depósitos em reais, cartões de crédito e P2P. Na FTX também é possível efetuar depósitos com reais.

Deixe um comentário