O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, revelará formalmente a tão esperada Moeda Digital do Banco Central (CBDC) do país, conhecida como eNaira, na segunda-feira, 25 de outubro de 2021, na Casa de Estado em Abuja.
O Banco Central da Nigéria (CBN) anunciou pela primeira vez o eNaira em junho de 2021. Isto foi depois deles terem proibido os bancos e instituições financeiras de facilitarem as transações com criptomoedas.
O CBN fez uma parceria com a Bitt Inc, uma empresa fintech com sede em Barbados, para ajudar a criar a moeda digital.
Lançamento da CBDC da Nigéria foi adiado uma vez
O lançamento do eNaira tinha sido originalmente marcado para o início de outubro, no 61º aniversário da independência da Nigéria em 1º de outubro. Entretanto, o Banco Central da Nigéria não conseguiu implantar seu CBDC nessa data. Mais tarde, a autoridade lançou um documento intitulado “The Design Paper for the E-naira” (O Documento de Concepção do E-naira). Reafirmando assim o compromisso de lançar o e-naira. E agora o CBN está pronto para lançar seu CBDC.
Enquanto minimiza as implicações de não fazer o lançamento como foi planejado, a CBN destaca a importância de acertar as coisas da primeira vez. E como isto garantirá o sucesso da eNaira a longo prazo.
“Embora o lançamento da e-naira seja um evento importante, é um passo de uma longa jornada. O e-naira é um processo, não um único passo. Com o tempo, a CBN acredita que os ecossistemas robustos que serão construídos sobre a plataforma e-naira garantirão que a Nigéria e os nigerianos recebam todos os benefícios da e-naira”.
eNaira será finalmente lançado
O Banco Central da Nigéria está finalmente pronto para lançar sua moeda digital. No sábado, a autoridade divulgou uma declaração nesse sentido.
Na declaração, o CBN descreveu o lançamento do eNaira como “um culminar de vários anos de trabalho de pesquisa do Banco Central da Nigéria no avanço dos limites do sistema de pagamentos para tornar as transações financeiras mais fáceis e sem problemas para todos os estratos da sociedade”.
Diz ainda que a revelação marca o primeiro passo na jornada da eNaira. Posteriormente, ela passará por uma série de modificações, capacidades e aperfeiçoamentos adicionais.
O CBN se compromete a continuar trabalhando com parceiros relevantes para garantir um processo sem interrupção que beneficiará cada usuário. Em particular, aqueles nas áreas rurais e a população sem acesso a bancos e serviços financeiros. A autoridade também afirma que eles criaram uma estrutura para resolver prontamente qualquer problema que possa surgir da implementação piloto do eNaira, visto que se trata de um novo produto, e entre os primeiros CBDCs do mundo.
De acordo com o site da eNaira, a moeda digital virá com uma carteira sancionada pelo Banco Central. Os usuários podem fazer uma ligação com suas contas bancárias ou adicionar saldo manualmente à carteira.
O objetivo do eNaira é complementar o Naira físico, não substituí-lo.
Fonte: Bitcoinist
Siga o Criptomoedas Hoje nas redes sociais: