O governo de Cuba informou na quinta-feira que reconhecerá e regulará o Bitcoin e as criptomoedas como forma de pagamento pagamentos no país.
Uma resolução publicada no Diário Oficial “Gaceta Oficial de la República de Cuba” informou que o Banco Central estabelecerá regras para as criptomoedas e determinará como licenciar os provedores de serviços relacionados dentro de Cuba.
A popularidade das criptomoedas cresceu entre um grupo com conhecimento tecnológico em Cuba, pois se tornou mais fácil de utilizar que o dólar, em parte devido às regras de embargo mais rigorosas impostas pelos Estados Unidos.
El Salvador, país também da América Central, anunciou recentemente que reconheceria o uso do Bitcoin como forma de pagamento legal, a fim de incentivar as remessas de seus cidadãos que vivem no exterior.
Como podem ser usadas para transações de longa distância de forma pseudônima, o Bitcoin e as criptomoedas em geral são populares entre as pessoas que tentam fugir das regulamentações governamentais – principalmente países como os EUA que tem restrições de envio de dinheiro para locais como Cuba.
A resolução diz que o Banco Central pode autorizar o uso de criptomoedas “por razões de interesse socioeconômico“, mas com a garantia do Estado de que suas operações são controladas. Também foi informado explicitamente que as operações não poderiam envolver atividades ilegais.
Fonte: ABCNews