Criptomoeda do Telegram chegará em outubro

A criptomoeda do aplicativo de mensagens Telegram parece estar próxima de seu lançamento. Conforme noticiou o site CoinDesk, a blockchain TON entrou na última etapa de testes antes de entrar em operação. O lançamento deve ocorrer em algumas semanas.

O código fonte para executar um nó da blockchain foi lançado no portal da rede de testes na sexta-feira passada. Agora os desenvolvedores e membros da comunidade interessados na blockchain do Telegram podem começar a testar um nó completo, um nó validador e o explorador da blockchain TON.

De acordo com as fontes familiarizadas com o progresso do projeto, o lançamento tinha sido previamente agendado para o dia 1º de setembro. Porém, a data foi adiada por razões pouco claras.

De acordo com Mitja Goroshevsky, CTO da TON Labs, que está trabalhando em ferramentas para desenvolvedores, existem atualmente 100 nós mantidos pelo próprio Telegram na rede de testes. Vários outros são mantidos por sua startup, liderada por investidores da venda simbólica do Telegram, que levantou US$ 1,7 bilhão no início de 2018.

Goroshevsky disse ao site CoinDesk:

“O código fonte de um nó completo que pode acessar a testnet, criar e validar blocos foi lançado. O cliente Lite foi lançado há vários meses. A TON Labs lançará o Public Beta de sua suíte de ferramentas de desenvolvimento na segunda-feira”

Ela também deu a entender que o lançamento do TON deve acontecer ainda em outubro:

“O lançamento da rede principal do Telegram Open Network está definido para acontecer no máximo até o dia 31 de outubro”

A blockchain do Telegram é projetada como um protocolo proof-of-stake com o suporte a múltiplos “shardchains”. Validadores, escolhidos entre os usuários que possuem quantidades consideráveis de tokens, irão confirmar os blocos.

A blockchain TON será compatível com software baseados no Ethereum, de acordo com a TON Labs.

Deixe um comentário