Os ETFs de Bitcoin estão muito perto de uma aprovação oficial e negociação nos EUA. Embora muitos veículos de informação tenham anunciado que a aprovação já foi feita, essa não é uma informação oficial.
ETF (Exchange Traded Fund) ou Fundo Negociado em Bolsa são produtos financeiros que seguem o valor de um ou mais ativos reais. Como o próprio nome diz, é como se fosse um fundo que pode ser negociado facilmente na bolsa como se fosse uma ação. Aqui no Brasil já temos alguns ETFs de Bitcoin e criptomoedas como o QBTC11 e o HASH11.
Já nos Estados Unidos, a aprovação de diversos ETFs vem sido negadas pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) americana ao longo dos últimos anos. Desta vez, apesar de ainda não haver uma aprovação oficial, parece já estar tudo encaminhado, diz o analista da Bloomberg James Seyffart. Segundo ele, o ETF da ProShares deve ser o primeiro a entrar em negociação já nesta terça-feira:
“Aqui está aquele prospecto efetivo da Proshares. Ele também declara oficialmente o $BITO como ticker e a taxa de despesa de 0,95%. Apenas confirmando tudo o que vimos nos últimos dias”, disse James Seyffart no Twitter.
Vale notar que a ETF da ProShares não é do Bitcoin em si, mas de contratos futuros de Bitcoin.
Com a aprovação dos ETFs de BTC nos Estados Unidos uma grande porta se abrirá para novos investidores. Além da facilidade da compra, um ETF traz mais credibilidade e segurança tanto para investidores comuns como para os institucionais.
Preço do Bitcoin dispara
Com a expectativa e chegada das notícias, o preço do Bitcoin vem disparando nos últimos dias e está chegando perto do topo histórico em US$ 64.000. O preço do Bitcoin hoje chegou a encostar nos US$ 63.000 e já chegou a acumular alta de mais de 15% em apenas 3 dias.