Bitcoin está chegando ao Twitter! A rede social está ativando no seu aplicativo para iOS a função de tipping (doações) de Bitcoin por meio da Lightning Network.
No início do mês já haviam sido anunciados os testes com a funcionalidade na versão beta do aplicativo. Agora o lançamento está sendo feito primeiramente para usuários do iOS e posteriormente de outras plataformas.
O componente de tipping utilizará a Lightning Network, uma solução de segunda camada do Bitcoin para transferências rápidas e extremamente baratas. Usuários podem adicionar sua carteira da lightning ou seu endereço do Bitcoin para ativarem a função de enviar e receber os pagamentos.
A funcionalidade também aceita pagamentos por meio de serviços terceirizados como o CashApp, uma companhia de pagamentos americana.
O Twitter vem explorando diversas formas de oferecer pagamentos sem fronteiras, por todo o mundo. Esther Crawford, gerente de produto no Twitter, diz que o Bitcoin ajuda muito nesse objetivo.
“Queremos que todos tenham acesso a caminhos para receber pagamentos em moedas digitais que incentivem mais pessoas a participar da economia e ajudem as pessoas a enviar dinheiro umas às outras através das fronteiras e com a menor burocracia possível que nos ajude a chegar em nosso objetivo”, disse Crawford em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
No momento apenas usuários do iOS começarão a receber a atualização. Usuários do sistema operacional Android devem começar a receber a atualização nas próximas semanas.
Além do Bitcoin, Twitter também está explorando as NFTs
Crawford compartilhou que a equipe do Twitter também está nos estágios iniciais de exploração do mundo das NFTs (tokens não-fungíveis). Os usuários conectariam diretamente suas carteiras de criptomoedas às suas contas do Twitter para mostrar suas NFTs. Isto transmitiria autenticidade, e a integração provavelmente conteria também algum tipo de prova da procedência da NFT, de acordo com Crawford.
O processo para implementação de NFTs no Twitter está bem no início, o time do Twitter ainda está pesquisando sobre como lidar com a autenticidade e procedência das NFTs.
“Gostaríamos de deixar basicamente claro visualmente quais seriam as fotos de perfil de NFT autenticadas e também algumas informações interessantes, além da procedência desse NFT, então é mais ou menos onde estamos hoje”, disse Crawford.