Desconhecida no Brasil, Taringa! é uma das maiores redes sociais da América Latina, ela foi criada na Argentina em 2004 por Fernando Sanz. Com a intenção de descentralizar o site e monetizar as ações dos usuários, a rede social acaba de anunciar sua entrada no mundo das criptomoedas.
O anúncio veio na Blockchain Summit Latam, realizado na Cidade do México:
Taringa! Pioneros é o programa piloto que abrirá caminho para descentralizar a Taringa! de ‘portal’ Taringa! para ‘rede’ Taringa!. Fazendo a transição de uma comunidade online (um modelo tradicional com uma única empresa gerenciando o site) para uma plataforma descentralizada onde o conteúdo pode aparecer em diferentes canais
A plataforma da Taringa! possui um sistema para determinar a reputação de cada usuário, atribuindo pontos pela popularidade e interações geradas por cada post. Os pontos também podem ser utilizados entre os usuários como forma de recompensar bons conteúdos, presentear, etc. Vale ressaltar que apesar do sucesso deste sistema, no atual modelo esses pontos não possuem nenhum valor monetário.
Taringa! tenta reinventar seu modelo de negócios
Consciente do sucesso de seu sistema de reputação, a plataforma espera agregar valor a esses pontos, aproveitando o poder das tecnologias de blockchain. Esta semana, a equipe da Taringa! anunciou sua parceria com a MakerDAO e a Airtm para criar um programa piloto chamado Taringa! Pioneros que iria monetizar esses pontos por meio da criptomoeda DAI.
A rede social vem flertando com a ideia de criar uma criptomoeda própria desde 2017, em 2015 um experimento com um sistema de distribuição de receita em Bitcoin estava em andamento graças a uma parceria com a Xapo. O programa cresceu tão rápido que superou as capacidades da plataforma. Foi assim que Hernan Botbol, fundador da Taringa! explicou ao site de notícias latino-americano Criptonoticias no ano passado:
“Em 2015, junto com a Xapo, integramos um sistema de distribuição de receita com o qual pagamos aos usuários uma porcentagem dos lucros gerados pelos posts que eles fazem, em bitcoins. O programa começou em uma versão beta com 35.000 membros, mas decidimos pará-lo porque identificamos algumas dificuldades técnicas … Atualmente temos um pequeno grupo de 2500 membros no programa”.
O Caminho para a Tokenização
Taringa! Pioneros usará DAI, uma criptomoeda estável criada pela MakeDAO. Os usuários trocarão a moeda por dinheiro real por meio de caixas 24h da Airtm. Dessa forma, o Taringa! pode experimentar com o mundo das criptomoedas sem os riscos de criar uma moeda própria – como o Facebook escolheu fazer ao criar a Libra.