Rick Rieder, diretor administrativo da BlackRock, Inc., disse em uma entrevista no programa “Squawk Box” da CNBC na quinta-feira que ele consegue ver o preço do Bitcoin (BTC) “subir significativamente” no futuro.
Isso não faz do Sr. Rieder, o CIO da maior empresa de gestão de ativos do mundo (com 9 trilhões de dólares em ativos sob gestão), um “touro” do Bitcoin por completo. Ele alertou que o preço do Bitcoin é extremamente volátil e questionou a tese de que o Bitcoin é um bom ativo de hedge.
Por que Rick Rieder está otimista com Bitcoin?
Um ativo de hedge é um ativo que costuma valorizar enquanto todo o mercado está em queda, se tornando uma proteção. Rieder acha que a correlação das flutuações de preço do Bitcoin e do mercado tradicional estão muito interligadas para considerar o BTC um ativo de hedge.
Durante a entrevista no programa Squawk Box, Rieder disse sobre o BTC:
“… as pessoas o descrevem como um hedge ou alternativa. Não tenho certeza se é realmente um bom hedge. Refiro-me à correlação com as ações, a correlação com os ativos de risco. Não tenho certeza de que seja um bom hedge“.
E completou:
“A propósito, quando um ativo se move de dez a quinze por cento ao dia, é realmente difícil cobrir grandes conjuntos de ativos orgânicos com isso como uma cobertura”.
Mas Rieder ainda é otimista quanto ao preço do Bitcoin, e disse aos telespectadores porque mantém uma posição comprada de BTC em sua carteira:
“Escute, eu disse… parte do porquê de eu possuir um pouco de bitcoin é que eu acho que há mais pessoas que vão entrar nessa briga com o tempo. Temos uma posição muito moderada em nosso portfólio. Gosto muito francamente de ativos que são voláteis, que têm uma convexidade superior, e pude ver o Bitcoin fazer tudo isso. Pude vê-lo subir significativamente”.
Rieder também esclareceu que ele não acredita que Bitcoin seja um “ativo principal” como renda fixa (títulos) ou ações. Ele apenas pensa que a moeda digital ainda está no início de sua curva de adoção no mercado, aprecia o potencial de subida do preço do BTC e considera a volatilidade uma vantagem para seus propósitos.
No mês passado, a BlackRock investiu US$ 383 milhões em duas empresas de mineração de Bitcoin através de seus fundos mútuos e fundos negociados em bolsa para aumentar a exposição de BTC para seus clientes.
Considerando como o preço do Bitcoin subiu, Rieder provavelmente gostaria que a BlackRock tivesse feito essa mudança em novembro de 2020, quando previu que o BTC substituirá em grande parte o ouro.
Fonte: CryptoPotato