NFTs são um ativos digitais únicos que não podem ser replicados de forma idêntica. Imagine uma obra de arte como a da Monalisa, feita pelo Leonardo da Vinci, é uma arte e não existe nenhuma outra igual. Podem até existir réplicas e imagens dela na internet, mas o quadro original só existe um.
Essa impossibilidade de replicar as NFTs é graças à imutabilidade das redes blockchain, nesse caso a rede Ethereum é a que tem o maior número de NFTs negociados.
NFT é uma criptomoeda? Não. NFT significa Non-fungible-token, isso significa que são ativos não fungíveis, diferente das criptomoedas que são fungíveis. Um bitcoin pode ser divido (0.5 btc) ou somado (2 btc), o Non-fungible-token só existe um.
Apesar de não ser uma criptomoeda, os NFTs normalmente são comprados e vendidos por meio de criptomoedas como o Ethereum.
Por que uma arte NFT é tão cara?
A maioria das pessoas não se interessam muito por colecionar coisas e por isso podem não ver muito valor nos NFTs, que são na maioria das vezes apenas itens colecionáveis. Mas no mundo real sabemos que existem diversos colecionadores que estão dispostos a pagar milhões por artes históricas ou simplesmente por uma carta rara de Pokémon.
Com os NFTs isso não é diferente, alguns ativos são vendidos por dezenas de milhões de dólares simplesmente por serem únicos e por terem sido criados por algum artista reconhecido.
O maior exemplo é a arte digital “Everydays: The First 5000 Days”, que na verdade é uma imagem com 5.000 miniaturas de todas as criações do artista digital Beeple. Esta imagem foi vendida por ele próprio por U$ 69.346.250 em um leilão. Veja a imagem da arte:
Vale lembrar que o comprador não ganha nenhum tipo de direito autoral ou de royalties sobre a arte. Sendo assim a grande maioria das NFTs são apenas uma questão de status, de ter algo único e original.
Então NFTs são apenas para colecionadores?
Não é bem assim, existem outras utilidades e uma delas é para jogos online. Hoje os jogadores podem ter uma espada e uma armadura em seu personagem, mas ele não tem realmente a posse desse item.
Aliando NFTs e jogos online isso pode mudar. Alguns games já fazem isso para dar real posse dos itens aos seus jogadores. Nesses jogos a sua espada seria uma NFT, sua armadura seria outra NFT e você poderia negocia-las como bem entender. Um jogo muito interessante que está sendo desenvolvido dessa forma é o My Neighbor Alice.
Outro caso de uso interessante é o de venda da álbuns de música. A banda Kings of Leon por exemplo lançou um álbum como NFT. Neste caso são várias NFTs que tem o mesmo conteúdo musical. Porém elas não são idênticas, foram emitidas uma de cada vez, existe a primeira e a última. Então o valor do primeiro álbum emitido pode ser maior pois existe um valor sentimental agregado para os fãs da banda por ser o primeiro.
Que tal conhecer algumas artes NFTs ou quem sabe até comprar? Alguns dos marketplaces mais utilizados para compra e venda são Rarible, OpenSea e SuperRare.
Saiba das novidades das NFTs, siga o Twitter do Criptomoedas Hoje.