HASH11 é o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil e será listado na B3, a bolsa brasileira. Um ETF (Exchange Traded Fund) é uma espécie fundo com diversos ativos, nesse caso 6 criptomoedas. Ele englobará as criptos Bitcoin, Ethereum, Stellar, Chainlink, Litecoin e Bitcoin Cash. O lançamento do HASH11 será no dia 22/04/2021. Os primeiros responsáveis pela emissão de cotas serão Banco Itaú BBA, BTG Pactual, e a Genial Investimentos.
O ETF HASH11 replica o NCI
Os fundos do HASH11 replicam o NCI (Nasdaq Crypto Index), um índice criado por uma parceria da Nasdaq com a Hashdex. O ETF dá ao investidor exposição ao Bitcoin (80,33%), Ethereum (16,43%), Litecoin (1,18%), Chainlink (0,93%), Bitcoin Cash (0,63%), Stellar (0,50%). Essas exposições sofrem um balanceamento a cada três meses.
Novas criptomoedas podem ser adicionadas ao NCI, mas para isso a cripto precisa atender a alguns critérios: Ter um preço flutuante; alta liquidez; ser suportada por pelo menos 2 custodiantes institucionais; ser negociada em pelo menos 3 exchanges qualificadas; e representação do mercado mínima de 0.5%.
Gestão e custódia do ETF
A gestora do HASH11 é a Hashdex, uma gestora de investimentos registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso a empresa é auditada pela KPMG e diz oferecer aos seus clientes padrões de governança e controles internos compatíveis com as melhores gestoras do mundo.
A custódia das criptos é feita na Coinbase, Gemini, BitGo e Fidelity, empresas americanas já reguladas. Os balanceamentos da exposição são feitos nas exchanges Kraken, Coinbase, Gemini, BitStamp e itBit. Portanto é possível dizer que a custódia das criptomoedas tem a mesma segurança de grandes exchanges.
Produtos como esse trazem ainda mais os investidores comuns para o mundo das criptomoedas. Poucas pessoas tem tempo e disposição para estudar as criptomoedas, abrir conta em uma exchange e comprar criptos. Com a HASH11 disponível na B3 o investidor poderá ter exposição a diversos criptoativos direto do home broker de sua corretora ou banco.
O Itaú BBA, a Genial Investimentos, e o BTG Pactual já anunciaram que o ETF estará disponível para seus clientes assim que for lançado.
O site próprio do HASH11 já foi lançado e o cronograma de lançamento pode ser visto abaixo:
Quer receber atualizações sobre o HASH11?
Siga o Twitter do Criptomoedas Hoje e fique sempre atualizado!