Blockchain é um livro-razão digital que registra as transações de forma cronológica e pública. Em outras palavras, é uma série de dados imutáveis registrados de acordo com o horário em que são transmitidos e que é gerenciado por um grupo de computadores.
Explicando de forma menos técnica, é como se fosse um banco de dados descentralizado. Imagine que você tem um banco de dados ou uma tabela do Excel no seu PC com os gastos da família e seu cônjuge tem uma idêntica; Quando você atualizar a tabela com um gasto, a tabela no PC do seu cônjuge também será atualizada. É mais ou menos assim, porém com mais transparência e segurança por causa das tecnologias da blockchain.
A tecnologia foi concebida pela primeira vez em 1991 e elementos de blockchain foram usados em tecnologias P2P como Tor, torrents, computação em nuvem e outros.
As Blockchains são alimentadas por nós, que são servidores, computadores e outras máquinas que hospedam e processam transações. As transações são agrupadas em “blocos”, e a cadeia destes é o que dá nome à tecnologia.
“A blockchain é um livro-razão de transações econômicas imutável que pode ser feito para programar não apenas transações financeiras, mas virtualmente tudo que tem valor.” – Don & Alex Tapscott, autores do Blockchain Revolution (2016).
Tipos de blockchains
As blockchains são frequentemente descritas como descentralizadas ou distribuídas, e há uma diferença entre os duas. Com uma blockchain descentralizada, o mesmo livro-razão em sua totalidade está localizado em cada nó da rede. Em uma blockchain distribuída, cada nó mantém uma parte do livro-razão, criando assim uma rede P2P de confiança.
As blockchains de primeira geração como Bitcoin são criptomoedas com uma única camada para a armazenagem e transferência de valor.
Blockchains de segunda geração como Ethereum adicionam uma segunda camada no topo para processar contratos inteligentes. Isso permite o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps).
As blockchains de terceira geração, como o EOS, também se concentram na interoperabilidade, na escalabilidade, na sustentabilidade e na governança.
Tecnologia Blockchain pode ser o maior avanço do século
Embora as criptomoedas como o Bitcoin tenham recebido grande atenção por causa das grandes altas no seu preço, o verdadeiro avanço tecnológico é a tecnologia blockchain, que faz o Bitcoin funcionar. A tecnologia Blockchain vem sendo usada em cada vez mais setores, incluindo governos, saúde, serviços públicos, gerenciamento de cadeia de suprimentos, serviços financeiros e outros.
Os principais benefícios da tecnologia Blockchain são sua transparência e imutabilidade, segurança e resiliência da rede. No entanto, cada uma destas qualidades tem sido testadas agressivamente durante a infância da tecnologia.
No uso no mundo real, blockchains como Bitcoin e Ethereum tiveram problemas de compatibilidade, aceitação no mercado e escalabilidade. Além disso, a volatilidade dos preços os torna um investimento arriscado.
Ainda assim, as blockchains que tem mostrado melhor desempenho estão sendo rapidamente implementadas por consumidores, governos e empresas, e os defensores acreditam que é o futuro da tecnologia da internet.