Mark Cuban, é um bilionário e co-apresentador do programa americano “Shark Tank”. Ele expressou na CNBC sua preocupação sobre o potencial da Libra para desestabilizar a economia global.
Cubano se referiu à investida do Facebook no mundo das criptomoedas e blockchain. Ele prosseguiu alertando sobre o perigo da Libra desestabilizar economias ou situações políticas que já são instáveis. Ele citou especificamente:
“Algum governo tirano em algum país africano ficaria realmente chateado por não poder mais controlar sua moeda”.
O projeto do Facebook pretende ser uma iniciativa global. Um meio de ampliar os serviços financeiros e o acesso a mais de 1,7 bilhão de pessoas sem conta bancária em todo o mundo.
A Associação Libra escreveu em seu white paper:
“Em todo o mundo, as pessoas com menos dinheiro pagam mais por serviços financeiros. Quando as pessoas são perguntadas por que permanecem à margem do sistema financeiro existente, aqueles que permanecem “sem conta bancária” apontam para a falta de fundos suficientes, taxas altas e imprevisíveis, bancos muito distantes e a falta de documentação necessária”.
Cuban sugere que não é “um grande fã” de Libra por causa dos impactos potenciais de estender o acesso financeiro aos menos representados. “É aí que os problemas reais começam a ocorrer”, disse ele.