HBAR é a criptomoeda da rede Hedera Hashgraph, uma rede pública e descentralizada que permite que indivíduos e empresas criem aplicativos descentralizados (dApps), tokens, NFTs e outros. A rede tem transações rápidas, taxas baixíssimas e alta escalabilidade de transações por segundo (TPS).
A Hedera Hashgraph é governada por um conselho de 39 organizações e empresas altamente diversificadas. Membros do conselho são responsáveis por mudanças no software, pela estabilidade e pela descentralização da rede pública. Grandes empresas como Magazine Luiza, Google, IBM, Deutsche Telekom, LG e Boeing já fazem parte do conselho.
Quais problemas a Hedera Hashgraph (HBAR) quer resolver?
O Bitcoin foi o projeto pioneiro de moeda descentralizada, e o Ethereum introduziu os smart contracts, tornando possível a criação de aplicativos na blockchain. Os dois tem em comum a utilização do sistema de consensus Proof-of-Work (PoW), onde computadores mantém a rede segura e funcional através da solução de cálculos matemáticos.
Acontece que o PoW é lento e consome muita energia elétrica, fazendo com que as taxas das blockchains sejam muito mais caras. Isso faz com que as redes se tornem pouco escaláveis, dificultando a utilização de aplicativos e até mesmo de transações nas redes.
A rede Ethereum por exemplo registra atualmente taxas de até U$ 100,00 por transação. Essas taxas impossibilitam uma grande parte da população de acessar serviços como aplicativos e corretoras descentralizadas na rede.
Isso prejudica uma das principais características disruptivas das criptomoedas — que é a acessibilidade a serviços bancários e monetários que pessoas de baixa renda e sem acesso a serviços bancários tradicionais tem por meio das criptos e redes blockchain.
A solução da Hedera e a utilidade da criptomoeda HBAR
Ao contrário da maioria das criptomoedas, a rede da Hedera Hashgraph não é construída utilizando a tecnologia blockchain convencional. Ao invés disso a rede utiliza a tecnologia Hashgraph, um novo tipo de ledger distribuído.
Essa tecnologia permite uma escalabilidade muito maior da rede, tornando as transações rápidas e baratas. A média de custo de cada transação na Hedera é de apenas U$ 0,0001 e normalmente é executada em apenas 5 segundos. Segundo a própria Hedera Hashgraph é possível executar mais de 10.000 transações por segundo na rede. Para referência, o Bitcoin consegue executar cerca de 3 transações por segundo e o Ethereum cerca de 12.
Veja alguns serviços disponíveis para desenvolvedores na rede Hedera (HBAR):
- Criação de tokens fungíveis (criptos) e tokens não-fungíveis (NFTs) de forma fácil e rápida, com poucas linhas de código.
- Um serviço de consensus que atua como uma camada de segurança para qualquer aplicação ou rede que precisa de registros de eventos de forma segura e auditavel.
- Ferramentas para contratos inteligente que permitem que desenvolvedores construam aplicativos descentralizados eficientes.
- Serviço de armazenamento de arquivos descentralizado com funcões como proof-of-deletion, controle de mutabilidade, e expiração de arquivos por tempo.
Utilidade da HBAR e segurança da rede
A HBAR é a criptomoeda nativa da rede Hedera. HBARs são utilizadas nos aplicativos descentralizados e para proteger a rede de indivíduos mal intencionados.
Desenvolvedores utilizam HBARs para pagar transações, gerenciar tokens fungíveis (criptos) e tokens não-fungíveis (NFTs), e registrar dados na rede. Para cada transação feita, HBARs são transferidos para os nodes (nós) como forma de compensação por colaborar com a rede.
Como na maioria das blockchains, os nodes são parte fundamental da Hedera. O sistema de consensus Proof-of-Stake utiliza o staking de HBARs em nodes para chegar ao consensus e validar as transações. Isso faz com que ataques a rede sejam difíceis e caros para um individuo mal intencionado. Seria necessário 1/3 de todos os HBARs para efetuar um ataque na rede, e isso é impossível nos primeiros 5 anos.
Quem fundou a Hedera Hashgraph (HBAR)?
A Hedera Hashgraph (HBAR) foi fundada por Mance Harmon e pelo Dr. Leemon Baird
O Dr. Leemon Baird é conhecido como o criador do algoritmo de consenso distribuído hashgraph e é o atual cientista chefe da Hedera. Dr Baird teve décadas de experiência em diversas funções na área da ciência da computação e segurança. Antes disso ele trabalhou como cientista pesquisador sênior na Academy Center by Cyberspace Research. Atualmente ele também é cofundador e CTO da Swirlds Inc., uma plataforma para construção de aplicativos descentralizados (dApps)
Marc Harmon é o atual CEO da Hedera. Marc é um executivo de tecnologia e empreendedor com vasta experiência. Ele possui duas décadas de experiência em funções executivas em empresas de destaque, muitas delas do setor de segurança da informação. Assim como o Dr. Baird, Marc também participa da Swirlds Inc., ele é cofundador e CEO da empresa.
Onde e como comprar a criptomoeda HBAR?
A cripto HBAR pode ser encontrada em diversas corretoras internacionais, infelizmente nenhuma brasileira. Porém é possível comprar HBAR com reais na Binance, a corretora aceita depósitos em reais, cartão de crédito e P2P. Outras grandes corretoras que tem o HBAR listado são: Huobi, Gate.io e Bittrex.
O armazenamento da HBAR pode ser feito em diversas carteiras como Exodus (Mobile e PC), Ledger Nano (Hardware) e Trust Wallet (Mobile) ou na própria exchange onde foi comprado.
Fique por dentro das últimas novidades do mundo das criptomoedas, siga o Criptomoedas Hoje no Twitter, no Instagram e no Telegram.
Muito bom material para estudo.