Filecoin (FIL) é uma criptomoeda e uma rede P2P descentralizada de hospedagem de arquivos. A rede utiliza tecnologia blockchain e tem incentivos para que os arquivos sejam hospedados com segurança.
Criada pelo cientista da computação Juan Benet, o conceito foi primeiramente pensado em 2014. Em 2017 o ICO da Filecoin arrecadou U$ 205 milhões e tinha seu lançamento planejado para 2019. Entretanto o lançamento foi atrasado e o projeto foi ao ar somente em outubro de 2020. Em poucos meses a criptomoeda já valorizou mais de 500% e é uma das maiores criptos do mundo em captalização de mercado.
Como são hospedados os arquivos?
Na rede de hospedagem da Filecoin, usuários pagam para hospedar seus arquivos com mineradores da rede. Mineradores disponibilizam espaço de armazenamento em seus computadores em troca de recompensas. Qualquer um pode comprar espaço de armazenamento para hospedar seus arquivos ou oferecer seu espaço e receber por isso.
A disponibilidade e o preço pago pela hospedagem não é controlado por nenhuma entidade, o valor da hospedagem é definido pelo livre mercado. Usuários escolhem a hospedagem que melhor se adequa a suas necessidades, já que existem diversos mineradores disponibilizando preços, velocidades de transferência e redundância diferentes.
Os pagamentos são feitos com a criptomoeda FIL, os mineradores precisam manter os arquivos hospedados sem qualquer tipo de alteração para receberem suas recompensas. A blockchain da Filecoin se encarrega de verificar se os mineradores estão armazenando os arquivos corretamente.
Onde comprar Filecoin ($FIL)?
É possível comprar Filecoin em diversas corretoras de criptomoedas, nenhuma delas brasileira. Apesar disso, é possível comprar Filecoin com reais na Binance através de depósito, cartões de crédito e P2P. Outras opções de exchanges internacionais que tem Filecoin listada são: Coinbase Pro, Kraken, Huobi e outras.
O armazenamento da $FIL pode ser feito e carteiras como Trust Wallet, MetaMask, Ledger, Trezor e outras.