Cartesi (CTSI) é uma plataforma de computação off-chain descentralizada que utiliza a criptomoeda CTSI como token. uma A Cartesi tem como objetivo fornecer soluções de escalabilidade para blockchains como Ethereum e Binance Smart Chain. Esse objetivo é alcançado permitindo que aplicações sejam executadas no Linux e verificadas por meio da blockchain. Isso torna possível que aplicativos descentralizados usufruam da rapidez e eficiência do Linux e da segurança da blockchain. O projeto foi criado por três brasileiros e um canadense.
Cartesi é uma solução para escalabilidade de blockchains
As redes blockchain não suportam tanto processamento quanto um servidor centralizado. Com Cartesi, é possível fazer aplicativos descentralizados (dApps) serem executados fora da rede em um ambiente Linux. Porém, com a vantagem dos aplicativos serem verificados pela blockchain. Os dApps podem chegar ao consensus fora da rede, e se houver alguma tentativa de fraude, a Cartesi utiliza a blockchain para identificar e punir fraudadores. Veja algumas vantagens da Cartesi:
- Programabilidade: Desenvolvedores podem criar smart contracts e dApps com software que já estão acostumados a utilizar.
- Escalabilidade: Permite milhões de vezes mais escalabilidade que outras soluções, disponibilidade de grandes arquivos e taxas de transações baixas. Tudo isso preservando a segurança que a tecnologia blockchain oferece.
- Privacidade: Permite que aplicações com dados sensíveis possam esconder esses dados, preservando a privacidade.
- Portabilidade: As implementações da Cartesi funciona com quase todas as blockchains. Atualmente há suporte para Ethereum, Binance Smart Chain, Polygon e em breve Elrond.
Qual a utilidade da criptomoeda CTSI?
A coin CTSI funciona como um token na Cartesi e foi concebida para incentivar os operadores de nodes a colaborarem com o sistema de forma honesta e eficiente. Veja alguns casos de uso da cripto:
- Cartesi Core: A Cartesi Core baseia-se num mecanismo de arbitragem que utiliza o token CTSI como garantia para assegurar um comportamento honesto dos nodes;
- Cartesi Side Chain: os usuários da Cartesi Side Chain pagam pelo armazenamento temporário de dados para dApps com CTSI. Os geradores de blocos recebem o token como recompensas e pelas taxas pagas pelos usuários que adicionam dados à Side Chain;
- Sistema de Consensus: O CTSI é utilizado para participar no sistema de consensus Proof-of-Stake da Side Chain. Os mineradores com as maiores quantidades do token tem uma maior probabilidade de serem selecionados para gerar o próximo bloco;
- Protocolo de Disponibilidade de Dados: O CTSI também alimentará um protocolo de disponibilidade de dados para ajudar na transferência de grandes blocos de dados utilizados para snapshots nas máquinas.
Quem criou o projeto da Cartesi (CTSI)?
A Cartesi foi fundada pelos brasileiros Erick de Moura, Diego Nehab, Augusto Teixeira, e pelo canadense Colin Steil.
Erick de Moura é o atual CEO e já foi desenvolvedor de software na Arizona Bay. Diego Nehab é o CTO da Cartesi, tem um Ph.D em computação gráfica na Princeton University e é professor na IMPA. Augusto Teixeira é o CSO do projeto e professor na IMPA especializado em probabilidade e teoria dos grafos, anteriormente foi pesquisador na Ecole normale supérieure. Colin Steil é o COO e já teve passagens pela Mobile Only Accelerator, Chinaaccelerator e foi co-fundador da Canada China Youth Foundation.
Onde e como comprar a cripto CTSI?
A cripto pode ser encontrada em diversas corretoras internacionais como Binance, Huobi e Gate.io. A melhor maneira para comprar a CTSI coin com reais é na Binance. A corretora aceita depósitos em reais, cartões de crédito e P2P.