Edward Snowden deu sua opinião sobre o que as Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs) são e o que significariam para os indivíduos globalmente, chamando-as de “perversão” das criptomoedas e de seus princípios fundamentais.
Snowden era um funcionário da Agência Central de Inteligencia (CIA) que ganhou popularidade quando fez uma denúncia que suscitou uma discussão mundial sobre a segurança nacional e privacidade individual. Ele vazou informações altamente confidenciais da Agência Nacional de Segurança (NSA) em 2013, o que acabou com inúmeros programas de vigilância global dirigidos pela organização.
De acordo com ele, os CBDCs são “moedas criptofascistas” desonestamente projetadas pelo governo para tirar a “propriedade privada” do dinheiro das pessoas. Ele argumenta longamente em torno desaa premissa em um artigo que escreveu intitulado “Seu dinheiro e a sua vida: Moedas Digitais de Bancos Centrais vão confiscar nosso futuro”.
No artigo, ele faz uma revisão da história do dinheiro e como as economias chegaram até os instrumentos financeiros atualmente em uso. Ele argumenta que as políticas têm consistentemente reduzido o poder do dinheiro ao mudar do uso de ativos escassos para o uso de moeda fiduciária.
Para Snowden, a transição para os CBDCs que está sendo proposta removerá todas as formas de restrição que os governos enfrentam atualmente, dando controle irrestrito e sem paralelo sobre todo tipo de transação financeira em suas jurisdições.
As preocupações da Snowden com os CBDCs são em grande parte motivadas pela crescente popularidade desses instrumentos financeiros. Ele também definiu recentemente os CBDCs como sendo uma ferramenta de opressão. Um dos medos dele é que com as Moedas Digitais de Banco Central seria possível por exemplo o governo obrigar os cidadãos a gastarem seus salários em um tempo estipulado para “aquecer a economia”.
“O que é uma Moeda Digital de Banco Central, você pergunta? Oh, você sabe: apenas uma ‘ferramenta de política útil’ para aniquilar casualmente as economias de todos os trabalhadores assalariados do país se eles não as gastarem rápido o suficiente”, disse ele em um tweet.
Enquanto isso, o FMI revelou recentemente que cerca de 110 países estavam considerando seriamente os CBDCs e estavam em diferentes estágios de implementação de sua moeda digital. A inovação também tem a bênção do órgão global apesar de suas reservas sobre as criptomoedas.
A Diretora Geral do FMI, Kristalina Georgieva, descreveu os CBDCs como uma tecnologia que deu às pessoas as ferramentas para realizar transações “sem descontinuidades e menos onerosas”.
Também no espaço das criptomoedas, os CBDCs ganharam alguma tração. A Ripple anunciou que irá colaborar com o Butão para implementar o lançamento da solução CBDC do país.
Enquanto a China teve o maior período de testes dos CBDCs, a Nigéria foi o país que esteve mais perto de lançar um CBDC. A Nigéria tinha planos de lançar o e-Naira em 1º de outubro, mas teve que adiar o lançamento. Em relatórios recentes, o banco central do país revelou que o lançamento estava “a poucos dias de distância”.
Entretanto, os sentimentos em relação aos CBDCs são mistos e em grande parte negativos por parte dos proponentes da comunidade de criptomoedas. Os defensores da criptografia estão desconfiados do fato de que os países que consideram seriamente o CBDC, incluindo a China, estão interessados em enfraquecer as criptomoedas com políticas restritivas, pois temem a concorrência delas.
Fonte: ZyCrypto
Siga o Criptomoedas Hoje nas redes sociais: