A equipe por trás da Solana apresentou ontem um relatório detalhado sobre como seus validadores de todo o mundo resgataram a rede de uma paralização que durou quase 18 horas.
Robôs utilizados em IDO foram os responsáveis pela queda da Solana
De acordo com o relatório, a interrupção da rede foi causada por bots (robôs) utilizados no lançamento do token da Grape Protocol. O lançamento da moeda (IDO) ocorreu na plataforma da Raydium no dia 14 de setembro.
Usuários mal intencionados tentaram utilizar bots para burlar as regras do lançamento do token. Os bots dispararam ilimitadas transações e causaram uma sobrecarga de memória na rede Solana.
Como a rede principal (mainnet) da Solana ainda está em beta, faltou um sistema de priorização de transações críticas, o que fez com que a rede começasse a se dividir e retardar o processamento das transações.
O congestionamento que os desenvolvedores da Solana pensaram que poderia consertado em poucos minutos durou horas, pois o bifurcamento da rede contínuo causou o travamento de vários validadores, e a rede posteriormente ficou off-line.
Rede da Solana é reiniciada após upgrade
Todas as iniciativas para resolver a questão, incluindo uma proposta da comunidade de validadores para reiniciar a rede, não produziram nenhum resultado positivo, uma vez que o volume de transações continuou a aumentar.
Ao diagnosticar com sucesso o problema, a comunidade propôs um hard fork, o que exigiu pelo menos 80% de aprovação para chegar a um consenso antes que a atualização pudesse ser implementada.
O consenso levou os engenheiros a escreverem códigos de suas várias localidades em todo o mundo para mitigar o problema antes que a rede fosse totalmente restaurada após cerca de 18 horas depois do começo da crise.
A equipe por trás da Solana apresentou ontem um relatório detalhado sobre como os validadores de todo o mundo recuperaram a rede de uma interrupção que durou quase 18 horas.
Blockchain melhor que serviços centralizados
Elogiando os esforços de sua comunidade de validadores, a Solana observou que o desenvolvimento deixou em evidência ainda mais os benefícios da blockchain em relação a redes centralizadas como a Amazon Web Services (AWS).
De acordo com a Solana, quando as entidades descentralizadas da blockchain sofrem quedas de tal magnitude, os “validadores são individualmente responsáveis por recuperar o estado e continuar a blockchain sem depender da confiança de terceiros”.
O consenso da comunidade ajudou Solana a levar a rede ao seu estado correto em menos de 24 horas.
Entretanto, quando problemas técnicos similares ocorrerem na AWS, os usuários não terão outra opção senão confiar completamente na empresa para resolver o problema, o que muito provavelmente levará dias a semanas.
Os benefícios da blockchain não podem ser subestimados. A tecnologia, que alimenta as criptomoedas, tem sido amplamente adotada em vários setores, incluindo finanças, saúde e política, entre outros.
Fonte: Crypto Potato