O criador da Grin Coin, Ignotus Peverell (pseudônimo) tem sido comparado com Satoshi Nakamoto após se retirar do projeto e afirmar que ele está em boas mãos. Em 2011, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, fez quase que exatamente a mesma coisa, quando escreveu um email dizendo que “Mudará seu foco para outras coisas”, posteriormente Satoshi também afirmou que “o projeto do Bitcoin está em boas mãos com Gavin Andresen e os outros desenvolvedores.”
Um pouco da história da Grin
A Grin é uma moeda focada na privacidade, seu projeto veio à público em 2016, quando foi feita uma postagem sobre a moeda em um chat sobre bitcoin, o nome do autor era Tom Elvis Jedusor (nome real do Voldemort na versão francesa de Harry Potter), depois da postagem Jedusor nunca mais apareceu em público novamente.
Em 2017, Ignotus Peverell postou no Github uma introdução ao protocolo Mimblewimble e à Grin Coin. Ignotus pode não ter criado o protocolo Mimblewimble, mas foi ele que colocou a mão na massa, transformando o conceito de Jedusor em realidade. O fato dos dois possuírem pseudônimos com referência ao Harry Potter não é coincidência. Ignotus Peverell era um bruxo do século 13 que recebeu o manto da invisibilidade. É um pseudônimo adequado para o criador de uma moeda focada na privacidade que nunca revelou sua identidade.
Ignotus, criador da Grin Coin, se afasta do projeto
Em 22 de junho, Yeastplume, membro da Grin, postou no fórum do projeto: “Como alguns já perceberam, o Ignotus não tem estado muito ativo nas últimas semanas. Ele recentemente nos comunicou no conselho que precisará ficar longe do projeto por um tempo por causa de motivos pessoais. Não temos mais detalhes sobre sua situação ou uma estimativa para seu retorno, mas prevemos que ele se ausentará por pelo menos alguns meses, possivelmente mais. Como a Grin tem código aberto e não depende de nenhuma pessoa ou grupo para progredir, nosso trabalho continuará ininterruptamente em sua ausência. Yeastplume também acrescentou:
Em sua mensagem aos membros do conselho, Igno afirmou que a Grin está “nas melhores mãos possíveis” … Nós, membros do atual conselho, estamos comprometidos como nunca a fazer a nossa parte, dando o nosso máximo e fazendo com que a Grin evolua cada vez mais, com o mesmo espírito que o Igno começou o projeto. Esperamos pelo retorno dele no futuro e, como sempre, convidamos você a se juntar a nós para nos ajudar a fazer da Grin a melhor possível.
Mistérios e semelhanças entre Satoshi e Ignotus
A retirada de Ignotus despertou a imaginação de muitos. Embora pouco se saiba sobre Igno, sua persona tem algumas semelhanças impressionantes com Satoshi. Os primeiros e últimos nomes de ambos são do mesmo tamanho. Além disso, quando ‘Ignotus’ é invertido e algumas similaridades são encontradas, como pode ser visto no tweet a seguir:
Em Harry Potter, Ignotus Peverell foi descrito como o mais sábio e humilde dos três irmãos, qualidades que poderiam ser facilmente aplicadas a Satoshi, que durou apenas 13 meses no fórum Bitcointalk, que ele fundou antes de se afastar. Igno, em comparação, durou 16 meses no fórum da Grin antes de se retirar.
Como Satoshi, Ignotus podia escrever lucidamente e codificar muito bem, mas tinha pouco interesse em autopromoção. Em sua única entrevista, o fundador da Grin reprovou certos aspectos do design do Bitcoin, afirmando que “não há provas de que a curva de criação de moedas do bitcoin seja realmente boa. Mas que há um conjunto de pesquisas sólidas mostrando que vários aspectos do bitcoin são problemáticos.” Ele disse “acreditar nos ideais do bitcoin” e afirmou que viu Grin como “muito mais próximo do Monero ou do bitcoin” do que da Beam, outra moeda que utiliza o protocolo Mimblewimble.
As semelhanças entre Satoshi e Igno são muitas, a explicação mais provável é que as semelhanças entre os dois são uma manobra deliberada da parte de Igno, ou então, apenas mera coincidência. O que não é uma coincidência é que os criadores de três das criptomoedas mais inovadoras e bastante distribuídas até hoje – bitcoin, monero e grin – são anônimos. Aqueles que colocam o bem maior sobre a glória pessoal, ao que parece, deixam um legado duradouro.